16 de dezembro de 2010

Mês Austen - Quem Ganha é você!

Mês Austen terminou dia : 28 de Fevereiro de 2011
Todos sabem muito bem que sou apaixonada por Jane Austen. Ela é uma das maiores escritoras do mundo e hoje o post será mais que especial.  No dia 16 de Dezembro de 1775 nasce na Inglaterra uma das pessoas mais importantes e influentes da literatura mundial.  Jane é a sétima filha do reverendo (pastor) George Austen, um pároco anglicano local, e de sua esposa Cassandra.  A família de Austen nunca chegou a ser rica, tanto que seu  pai atuava também como professor dando aulas particulares a alguns alunos que residiam em Steventon, Hampshire, (que irie conhecer algum dia!) Inglaterra. 

A família Austen era formada por oito irmãos, sendo que Jane e sua irmã mais velha e querida, Cassandra, eram as únicas mulheres.   Entre 1795 e 1799 Jane, começa então a redigir suas primeiras versões de romances que logo em seguida seriam publicados sob os nomes de Sense and Sesibility (Razão e Sensibilidade) Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito).

Saiba mais sobre Jane Austen (Aqui.)


 Não contarei toda história de Austen, por que é muito grande e o post ficaria maior que o previsto. Mas falar de uma escritora que marcou minha vida e até hoje tem marcador é simplismente gratificante.  Lembro-me de como conheci Jane Austen e suas obras e contarei para vocês.

Tinha 14 anos de idades, e fazia curso de inglês aqui em Brasília (claro!). Toda minha família gosta de ler, sendo que meu pai sempre foi o “mais chegado” ao mundo literário. Quando comecei o curso de inglês, minha professora falou em uma aula sobre os maiores escritores literários do mundo. E tivemos então, uma semana inteira sobre eles. Na mesma semana minha tia, tinha acabado de ver um filme chamado Orgulho e Preconceito, mas eu nem dei bola quando ela disse que tinha sido o filme de romance mais lindo que tinha visto. E por incrível que pareça, eu não me lembro de ter visto esse filme nas locadoras ou nos sites cinematográficos que eu sempre via para fazer minha lista de filmes para ver no mês. Minha professora então nos apresentou um livro chamado Pride and Prejudice na versão pocket com a capa da série da BBC com o Colin Firth (que eu nem sabia, que existia) e pediu que lêssemos o livro e na aula seguinte falássemos o que achamos. Eu, que na época não sabia nada de inglês, logicamente não consegui lê-lo, mas aí lembrei que existia um filme!

Pois então, peguei o filme na locadora no ato de desespero e assim que vi a capa pensei: Como não tinha visto esse filme antes?  Cheguei em casa, fui para o quarto do meu irmão (que na época tinha DVD) e comecei a assistir. Lembro, que a primeira coisa que me chamou a atenção foi a trilha sonora e logo em seguida a Keira Knightley com um livro na mão.

E foi aí meus queridos leitores exatamente nessa cena, nesse dia, nessa tarde que a autora desse blog simplismente se apaixonou e foi procurar tudo, que envolvia Austen. Desde séries de TV até filmes, jóias, cadernos, roupas... Tudo absolutamente tudo!

Agora que todos vocês sabem um pouco mais sobre a história de Jane Austen, sua vida e como eu me apaixonei por suas histórias.Falarei da  ideia para comemoração desse aniversário de 235 anos de Austen.  Para motivar vocês leitores, blogueiros/blogueiras. Farei o Mês Austen.

No mês Austen, os blogs literários, leitores concorrerão  a alguns prêmios que eu preparei. Livros pokets, marcadores, e outros mimos. 


  •     Para Participar:
Deverão escrever resenhas literárias, críticas sobre séries de TV, filmes e tudo que envolva o mundo de Austen. Trazer novidades e consultas.

Colocar o banner Mês Austen no seu blog. E escrever um post inicial falando sobre esse mês.

Poderão participar os leitores que não são blogueiros também, com resenhas e críticas. No caso de críticas filmes e séries de TV vocês poderão colocar suas críticas no site  http://filmow.com/ é só criar uma conta e começar a postar.

Quanto às resenhas literárias poderão ser postadas em seus blogs, e também no Skoob, ou no  www.goodreads.com ou em qualquer outra página pública da internet.

  •    Capas:
Para incentivar também a criatividade de todos vocês, para impressionar o público de leitores, se quiserem enviar capas de livros de Pride and Prejudice é só criarem a capa de como seria o livro para vocês e enviaram o link.  As melhores capas ganharam um prêmio especial e serão selecionadas apenas duas capas.

  •   Vídeos:
No youtube você também poderá participar se não tiver interrese em escrever resenhas de livros, ou críticas dos filmes e séries. Você poderá montar um vídeo com suas impressões sobre Pride and Prejudice, ou demais obras de Austen. Claro, que também deve enviar o link do vídeo.

  •     Regrinhas:

O Mês Austen é um post sugestivo, se você quiser participar criticando os filmes, escrevendo resenhas, enviando vídeos, montando capas ou fazendo tudo. Pode enviar.
Seguir o Coffie and Movies o Blog. Mas se não quiser, pode seguir as demais redes sociais do site.

 Os resultados dos sorteios das resenhas, vídeos, críticas do filme serão postados no começo de Fevereiro. Já que algumas pessoas estarão de férias, e com certeza viajando. Do mesmo modo ocorrerá com as capas do livro Pride and Prejudice montadas por vocês. Usem a imaginação. No caso das capas, eu irei avaliar todas que serão enviadas e as duas melhores receberão mimos.

Banner em tamanho menor:


Então vamos lá, que comece o Mês Austen. Já participou coloque o link aqui:

39 comentários:

  1. Aeee Parabens para a tia Jane \o/
    Preciso me redimir, nunca li nada dela, acredita?
    Mas pelo menos Orgulho e Preconceito ainda quero ler =) Beijinhos flor =D

    ResponderExcluir
  2. Que honra, Jane Austen nasceu no mesmo mês que eu! rsrs
    É uma vergonha, eu sei, mas ainda não li nada dela. Pretendo começar com "Orgulho e preconceito" logo, afinal é um dos meus filmes preferidos *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Puxa, muito legal essa homenagem.
    Adoro Jane Austen, já i os livros, vi filmes. Aliás, acabei de comprar um livro pocket com minhas histórias favoritas: Razão e Sensibilidade; Orgulo e Precoceito; Persuasão.

    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Amo Jane Austen!! eu já tinha liso apenas um livro dela, mas sabe onde foi que li a respeito e me deu vontade de TODOS os livros? Aqui! Lembro que você escreveu um post sobre o filme Orgulho e Preconceito e ele se tornou o meu filme favorito de todos os tempos...

    ResponderExcluir
  5. ahhhhhhhhhhhhhhh clro q to dentro ela é uma das minhas escritoras favoritas, amoooo argulho e preconceito

    ResponderExcluir
  6. Amei o post Karlinha!!
    Vou participar, so que primeiramente vai ser com filmes, pq livro eu não li nenhum >.<
    beijoos
    Livros e blablabla

    ResponderExcluir
  7. Participando, Karlinha! Dei o pontapé inicial, vamos ver se esse povo se anima, não é? o//

    Beijooos

    ResponderExcluir
  8. Adoooooooro a Jane Austen! Sempre ouvi falar muito bem dela, mas só fui ler Orgulho e Preconceito há alguns dias! Acredita?!

    Amei!
    Bjs, Carol
    {The Books on the Web}

    ResponderExcluir
  9. Carlinha que lindo isso! Amo Jane Austen e até ja separei algumas obras dela para ler nas férias. Adorei a iniciativa. Vou participar :D
    Super beijo
    Ale


    http://futilmasinteligente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Já tenho dois posts, essa semana será só Jane Austen no meu blog

    ResponderExcluir
  11. Oi, Karlinha, querida! *_*
    Que promoção ESPETACULAR, além de mostrar o maravilhoso trabalho dessa autora, ainda nos motiva a conhecer mto mais sobre ela. Achei mto, mto bom! Não sei se tenho capacidade para participar, mas vou ver se tento, pelo menos, né?! Vi um filme só, por enqto, mas pedi de amigo secreto a obra tripla dela o/ Já, já chega aqui =D Estou curiosérrima por esta escritora que vc tanto admira. Aliás, acho seu carinho por ela algo mto sincero e genuíno. Parabéns!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  12. A minha história com Jane Austen é muito parecida, mas ao invés de ter sido com O&P foi com Emma. Fiquei tão chateada de saber que as escolas de inglês pouco incentivam a literatura.
    Depois que perdi o medo, aprendi muito mais inglês lendo Jane Austen. Engraçado que na época eu não achava para ler os livros em português, então tive que ler em inglês.
    Também sou louca pelas séries da BBC, mas comprei O&P por causa de Bridget Jones. Valeu muito a pena. A versão hollywoodiana com a Keyra é muito fraquinha.
    Adorei sua ideia, mas não cogito participar porque vou viajar e abandonar o meu blog por alguns dias.
    Se puder venha me visitar.
    Beijo,
    Clara

    ResponderExcluir
  13. Simplesmente adoro todos os livros delaaaaa!!
    Tem uma promoção imperdível lá no blog, da uma pasadinha e participa!? Vaaaaiiiii por favorr! ;)

    ResponderExcluir
  14. Oi Karlinha!!!

    Como prometido, já cadastrei meu post acima! ;)

    Eu escrevi 2 posts sobre a Jane no meu blog, mas eu não sabia se o primeiro valia, pois eu falo mais sobre ela no geral, e não exclusivamente de suas obras. De qualquer forma, cadastrei só o segundo!

    Adorei a iniciativa, viu??

    Beijão!

    ResponderExcluir
  15. Ai Karlinha, muito bom, vou tentar participar!!

    ResponderExcluir
  16. Que promoção legal! Vai incentivar tanta gente! \o/ Eu, por exemplo, nunca li nenhum dos livros dela, mas sou apaixonada pelo filme e pela série da BBC (eu nunca vi a série toda, mas o que eu vi foi muito legal).
    Eu não tinha idéia de que você tinha caído nas graças da Jane Austen naquela cena do início do filme! A primeira vez que vi também foi bem marcante, mas a parte que mais me conquistou foi quando a Elizabeth está viajando com os tios e mostra ela em cima de um "penhasco", com o vento batendo e "Liz on the top of the world" como música de fundo... Eu chego a ficar toda arrepiada!
    Vou fazer um esforço e tentar ler alguma coisa e participar! =D

    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  17. Jane Austen é DIVA, como ela se tornou uma autora importantíssima na minha vida! Vou ver se consigo fazer algum mimo em homenagem a ela. Desde já, parabéns pela iniciativa :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. ARRASOU no post e na ideia, queridona!
    ESPERO conseguir fazer QUALQUER homenagem à ela, que merece MUITO. Diva total <3

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  19. Nossa, eu vou participar. O chato é que já tenho resenha de orgulho e Preconceito no blog postada há alguns meses, aí não dá pra fazer outra né rsrsr, mas vou fala dos filmes então. Adorei a idéia!

    Bjs

    Amanda / Vício em livros

    ResponderExcluir
  20. Ah, eu amei a ideia! Queria participar mas não tenho certeza se vou conseguir, estou para ir viajar e não sei vai dar tempo de preparar um post... Mas, vou tentar! rs. Amanhã se der tempo, vou assistir novamente "Razão e Sensibilidade" e preparar uma resenha. Ai, ai, tomara que dê tempo! =0)

    ResponderExcluir
  21. Eu sou conhecedora recente dos livros da Jane Austen, quero ler todos que ela escreveu. É incrivel como ela vivia a frente de seu tempo!
    Adorei o post!

    beijos

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela iniciativa!

    Nunca li nada da Jane Austen, preciso me redimir logo... vou tentar ler alguma coisa dela agora nas minhas férias!

    Bjs
    Mari
    Psychobooks

    ResponderExcluir
  23. Olá Karlinha! Amei seu blog e quero parabenizá-la pela iniciativa. Como sabe, amo Jane Austen e acho que todos deveriam conhecê-la melhor.
    B-jus e obrigada pela visita em meu blog.

    ResponderExcluir
  24. Oi, Karlinha
    Quero muito participar, vale post antigo? Ja escrevi sobre Razao e Sensibilidade e vou escrever sobre Emma e Persuasao, que estou terminando de ler. Tambem tenho resenhas sobre adaptacoes, como Orgulho e Preconceito Zumbis e a minisserie Lost in Austen. Bjs e parabens pela iniciativa

    ResponderExcluir
  25. Ei amiga,

    Que legal sua idéia, super diferente, gostei muito. Vou tentar ^^ mas nem vou prometer pq estou cheia de post escrito e falta dia para postar rsrs

    Fora que fiz a lista dos livros que tenho e ainda não li e passou de 100 O.O

    bjoo

    ResponderExcluir
  26. Olá Karlinha!
    Acompanho o blog de forma anônima (hehe) sem seguir ou comentar. Mas, esse post me fez ter vontade de participar! Jane Austen é minha autora favorita, não podia ficar fora dessa!
    Não sou blogueira, até fiz cadastro em um dos sites que vc passou, mas daí me lembrei que sou cadastrada no Meme! Assim, publicarei tudo lá.
    Pode ser, não é?
    Bem, espero que goste do que tenho a dizer!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Karlinhaaaaaaaaaaaaaa!

    Amei a ideia! Olha, eu tenho dois posts (já antigos, sobre livros da Jane - amo demais essa mulher - e vou deixar o link aqui no comentário, tá!

    Porque to meio enrolada pra participar, fazer post inicial e tal...

    http://leiturinhas.com/2010/06/03/mansfield-park/

    http://leiturinhas.com/2010/05/05/4%C2%AA-adaptada-1/


    Bjs!

    Lívia Martins ♥
    http://www.leiturinhas.com
    @vanillaprozac

    ResponderExcluir
  28. Adorei a idéia! *-*
    Ja coloquei o primeiro post no Dear Book, estamos planejando fazer mais ^^

    ResponderExcluir
  29. Puxa vida, eu postei a capa, mas não fiz o post inicial, justamente porque nao tinha certeza se ia participar. o.o'''

    Ah, nao tem problema. Fica a homenagem mesmo. rsrs

    ResponderExcluir
  30. Karlinha não fiz o post inicial, postei so hoje =/ não tinha me ligado nessa regrinha.... mas tudo bem, mesmo se não valer minha participação fica valida a homenagem ;)
    beijocas
    Livros e blablabla

    ResponderExcluir
  31. Eu vi um desafio muito parecido com esse em um blog gringo especializado em Jane Austen... Fiquei interessa em participar, agora estou em dúvida em qual me inscrever.

    ResponderExcluir
  32. Ahh parabéns pra JA!!Já enviei minha capa,agora falta a homenagem no meu blog!
    Ah!posso fazer um banner do Mes Austen pra por no meu blog,linkando pra cá é claro?

    ResponderExcluir
  33. Flor, postei uma resenha sobre o filme Amor e Inocência *-*

    ResponderExcluir
  34. AMEI sua iniciativa e já estou participando. Como meu tempo é limitado na frente do computador, criei um tópico pra introduzir o mês Austen, falando de um livro, mas também vou participar com os posts mais interessantes que já fiz sobre Austen, tem problema? São tópicos criados faz algum tempo, porque meu blog agora é específico pra falar de Austen e Tolkien, meus dois vícios literários. Se não puder participar com esses posts passados, você desconsidera.

    ResponderExcluir
  35. AMEI sua iniciativa e já estou participando, inclusive com posts antigos do meu blog, tem problema? Se tiver, você desconsidera. Os posts que eu mencionar o mês Austen são aqueles que foram postados depois que eu soube do seu pequeno concurso.

    ResponderExcluir
  36. Adorei o mês Jane Austen.
    Não deu tempo de ver filmes ou ler os livros, mas eu fiz minha versão de capa de Orgulho e Preconceito.

    Érica Martins

    Bye

    ResponderExcluir
  37. Adoro Jane, tenho os livros, os filmes e estou LOUCA pelas adaptações da BBC... Mas ainda não deu para comprar! ._.
    Parabéns para ela e parabéns a vc, pela iniciativa!

    Bjoos

    ResponderExcluir
  38. Amo Jane Austen também! Que legal fazer um mês especial para ela!
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...