15 de maio de 2012

Nishabd


Uma mulher mais jovem e um homem mais velho, não são estranhos para um filme híndi (indiano). Há alguns anos segundo pesquisas o filme  Doosra Aadmi (Raakhee, Rishi Kapoor)também falou  sobre esse tema. Além disso uma série de longas semelhantes também como  Dimple (Kapadia, Amol Mhatre), Tum (Manisha Koirala, Karan Nath), Ek Chhoti Si Love Story (Manisha Koirala, Aditya Seal), Joggers Park (Victor Banerjee, Perizaad Zorabian) e  Dil Chahta Hai (Dimple Kapadia, Akshaye Khanna).


Sinopse: Vijay vive um estilo de vida rico na Índia, junto com sua esposa, Amrita, com quem ele é casado há 27 anos, e uma filha, Ritu, que está agora com 18 anos de idade. A família tem uma vasta propriedade, onde Vijay gosta de caminhar ao redor entregando-se a sua única paixão - a fotografia. Amrita, que era uma dançarina de Kuchipudi realizada, que ganhou duas medalhas de ouro, desistiu de sua paixão para cuidar da família. Nas férias, Ritu traz uma amiga, Jia, pra casa. Jia, muito infantil, vive com sua mãe divorciada em Brisbane, Austrália, ela se ressente de seu estilo de vida, especialmente depois que sua mãe começou a viver com outro homem.


Sentir-se atraído por uma pessoa é natural, apesar da diferença de idade. Mas a questão é, o espectador indiano está pronto para uma mudança cinematográfica? Já que o que é demonstrado  no novo filme de Ramgopal Varma, é uma questão conservadora e um tanto quanto ortodoxa, que por algumas razões o povo indiano e até mesmo alguns ocidentais, não discutem abertamente.
Em  Nishabd , um homem de 60 anos admite que ama uma menina de 18 anos de idade. Nesse meio tempo, ele corta completamente os laços de amor com sua esposa e filha. E até tenta cometer suicídio, logo depois da confusão ter sido feita. Afinal, a menina de 18 anos é a melhor amiga da sua filha. No processo o cara só pensa nos momentos que passou com a menina e outras coisas.



Muitos comparaam a temática do filme com Lolita de Adrian Lyne (1997, Jeremy Irons, Dominique Swain, Melanie Griffith), mas acreditem não é verdade e esse filme não tem nada ver com Nishabd). A única semelhança é que um homem mais velho se apaixona por uma garota mais nova. Em Lolita além dessa questão é mencionada também a pedofilia e assim por diante.


Nishabd é um filme muito sensível e seu tema é tratado com muita delicadeza e cuidado. Mas não se deixe enganar por isso, por que para um filme indiano (Bollywood) não tem em nenhum momento espetáculos de dança ou algo parecido.


Pelo que fiquei sabendo o longa foi baseado no filme Beleza Americana de 1999, então só por isso vocês podem ter uma noção da história não é?Espero que todos tenham oportunidade de assistir esse filme, por que realmente vale a pena as atuações são ótimas, e os efeitos especais e trilha sonora belíssima, a fotografia nem preciso dizer que amei né? Uma curiosidade, é que o ator Amitabh Bachchan (Vijay ) no filme deu um beijo na personagem,Jia( o nome da atriz também é Jiah Khan),o que não foi muito bem visto por alguns indianos mais conservadores, por sinal parece que queriam até tirar essa cena do filme- por sorte não conseguiram.

Trailer do filme:


0 comentários:

Postar um comentário

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...