19 de maio de 2012

K-pop: Super Junior

Depois de alguns posts falando de música japonesa estava na hora de fazer algum sobre música coreana e nada melhor do que começar com um grupo extremamente famoso do K-pop: SUPER JUNIOR.

Antes de tudo quero deixar claro que não sou uma E.L.F. (Ever Lasting Friends – assim são nomeadas as fãs do Super Junior), fiz o melhor para trazer as informações mais corretas possíveis. Se houver alguma informação errada no texto, peço as E.L.F.s de plantão que possam vir a ler o post que me avisem nos comentários e eu edito o post.

Quero deixar avisado também que o post com a bio do Super Junior estará dividido em 3 partes para não ficar muito longo e cansativo para quem está lendo. Na primeira parte (esta) falarei sobre o grupo em si, na segunda sobre os subgrupos que existem dentro dele e na terceira sobre os integrantes do grupo (parte mais interessante em minha opinião).

Vamos começar…

Super Junior



Também conhecido por seus fãs como SuJu, é um grupo de K-pop da S.M Entertainment (agência e produtora coreana) composto por 12 membros: Eunhyuk, Heechul, Kangin, Kibum, Kyuhyun, Lee Dong Hae, Leeteuk, Ryeowook, Shindong, Siwon, Sungmin e Yesung.

Em sua formação inicial o Super Junior contava com 12 membros, porém Kyuhyun ainda não estava no grupo, havia um outro membro Han Geng (também conhecido como Hankyung). Em 2006 a SM Entertainment anunciou a adição de um 13º membro que seria Kyuhyun. Já em  2009, Han Geng entrou com um processo contra a S.M Entertainment por abusos no contrato de exclusividade com a agência, ele ganhou a causa e se desvinculou totalmente da agência. Também correm rumores de que ele sofria muitos ataques xenofóbicos (por ser chinês) tanto por parte do público como por parte da indústria do entretenimento coreana. Com sua saída o Super Junior voltou a ser composto de 12 membros.

Formação:
  • 2000 – Leeteuk foi recomendado por um caça talentos para fazer uma audição na S.M. Entertainment, depois de suas provas ele assinou um contrato e passou a fazer parte da agência, nessa mesma audição também foi descoberto Eunhyuk.
  • 2001 – A agência realizou sua primeira audição em território estrangeiro e descobriu Han Geng em Pequim na China, ele foi selecionado entre 3000 participantes. Nesse mesmo ano Ye Sung foi descoberto em uma audição realizada em Seul.
  • 2002 – Sungmin e Lee Dong Hae entraram para a agência depois de vencerem um concurso de melhor aparência patrocinado por ela. Heechul e Kangin entraram através de audições e Kibum depois de ser descoberto em Los Angeles.
  • 2003 – Siwon foi recrutado depois de ser descoberto aos 16 anos em frente a sua escola.
  • 2004 – Ryeowook foi descoberto no Concurso de canto Chin Chin no Festival da Juventude.
  • 2005 – Shindong foi selecionado em uma audição. E o último membro, Kyuhyun foi descoberto depois de ganhar o terceiro lugar no Concurso de canto Chin Chin.

 A S.M. Entertainment custumava chamá-los de Junior por serem muito jovens quando se tornaram aprendizes.  Depois que os membros mostraram seus diferentes talentos em um piquenique patrocinado pela agência, eles foram reunidos em um grupo o qual a S.M. Entertainment deu o nome de Super Junior. Se tornaram, então, o Super Junior 05 por serem a primeira geração do Super Junior  (o 05 se dá devido ao ano de formação 2005).


Trajetória:

Em março de 2006 o grupo lançou um single digital chamado U que teve mais de 400 mil downloads com apenas 5 horas de lançamento, seu momento apice alcançou mais 1,7 milhões de downloads e a demanda foi tão grande que causou a queda do servidor. O CD com esse single foi lançado em junho do mesmo ano. U se tornou uma das músicas mais populares da Coréia em 2006 e o Super Junior ganhou o título de melhor grupo novo desse mesmo ano arrecadando mais de 7 prêmios em premiações de música coreana.

Também no ano de 2006 foi criado o primeiro subgrupo, Super Junior K.R.Y., dedicado a cantar baladas.

Em 2007 o segundo single do grupo, Don't Don,  foi lançado e alcançou a primeira posição de mais vendido em seu mês de lançamento nas listas coreanas.

Ainda no ano de 2007 foi criado mais um subgrupo o Super Junior T  dedicado a cantar música trot, um estilo antigo de música pop coreana que estourou em 1900 e caiu em declínio cerca de 1990.

No ano de 2008 o Super Junior realizou o Super Show, sua primeira grande turnê que abarcou três países. Também em 2008 foram criados mais dois subgrupos: o primeiro Super Junior M cantando músicas em mandarim e tendo como foco o público chinês; e, o segundo Super Junior Happy com um grupo alegre e divertido que mistura música e dança contemporânea com bubblegum pop (seria literalmente música chiclete, possui um estilo alegre e divertido e é criada com o objetivo de atrair adolescentes).

Em 2009 o Super Junior lançou seu segundo álbum, Sorry Sorry, que ganhou um total de 10 prêmios e foi o álbum mais vendido do ano sendo considerado um best-seller em língua coreana. Sorry Sorry se converteu em um êxito nacional e internacional. Nesse mesmo ano aconteceu a retirada do integrante chinês: Han Geng.

No ano de 2010 foi lançado o quarto álbum do grupo, BONAMANA. As atividades desse ano foram marcadas pela ausência de 2 de seus integrantes, Kang In e Kimbum. Sendo assim, tanto o álbum lançado como os Shows e as aparições públicas do Super Junior se realizaram com apenas 10 de seus membros.

Em 2011 o Super Junior realizou shows em Paris e Nova Iorque, junto a outros grupos da mesma agência. Nesse mesmo ano, após ficarem em primeiro lugar em uma enquete realizada com estrangeiros sobre “o artista com quem mais gostaria de viajar para a Coréia” o grupo foi escolhido para ser o embaixador do turismo no país.

No ano passado o Super Junior também lançou seu quinto álbum denominado Mr. Simple que vendeu mais de 318.669 cópias e alcançou o maior número de vendas do ano.

Ainda no ano de 2011, outro de seus integrantes, Heechul, entra para o serviço militar obrigatório, deixando assim o Super Junior com apenas 9 membros ativos. E ao final desse mesmo ano foi criado o quinto subgrupo, Donghae + Eunhyuk.

Para este ano (2012) o Super Junior acaba lançar a versão japonesa de OPERA, música de sucesso que faz parte do álbum Mr. Simple. Essa versão encabeçará seu terceiro single japonês.

Outras curiosidades:
  • As fãs do Super Junior são denominadas E.L.F.s que significa (Ever Lasting Friends).
  • Onze dos doze integrantes do Super Junior fazem parte de algum de seus subgrupos.
  • O único subgrupo que conta com a presença de integrantes que não estão no Super Junior é o Super Junior M
  • Dos atuais três integrantes inativos do grupo, dois (Kang In e Heechul) estão em serviço militar obrigatório – na Coreia, antes de completar 30 anos de idade, todos os homens devem servir por um período de 2 anos – e um, Kimbum, está ausente desde 2009 para focar em sua carreira solo.
  • Os ingressos para o Super Show 4 em Taiwan foram todos vendidos em apenas 17 minutos. O Super Junior foi o único grupo que conseguiu encher a Arena de Taipei por 4 dias consecutivos.
  • No passado o grupo foi bastante criticado pelo grande uso de playback. Especialmente após, no ano de 2006, usarem lipsynched (sincronização de lábios) em um programa que garante todas as apresentações ao vivo, o Show! Music Core da MBC (canal de televisão). Apesar das fãs defenderem que isso ocorreu porque um dos integrantes estava doente na época, os críticos não aceitam a explicação argumentando que a condição de um integrante não deveria prejudicar outros 12. 
  • Haviam rumores de que outros 4 membros (Leeteuk, Yesung, Donghae e Eunhyuk) do grupo já chegaram a fazer reclamações a SM Entertainment, porém as mesmas nunca se confirmaram e acredita-se que são falsos já que os 4 integrantes permanecem ativos.
  • Com BONAMANA lideraram o top100 de música coreana no maior site de música taiwanesa KKBOX por 59 semanas consecutivas.


VÍDEOS:


Sorry, Sorry




BONAMANA




OPERA (versão japonesa)


Fontes usadas para escrever esse post:
Wikipédia (en, es)
Generasia (en)

Colunista:

Priscilla ou Pri, 21 invernos completos, estudante e mora em Brasília. É colunista sobre Mundo Asiático no Coffie & Movies. 

2 comentários:

  1. Amigaa...foram tantos dias de preparação para esse post né/! E valeu super a pena, o post ficou perfeito! Eu surto mto com SuJu apesar de não ser uma ELF, gosto de algumas músicas do grupo e sempre vale a pena ver os clipes neh! hehehe É claro que meu integrante favorito é o Si Won, até pq foi por ele que vim a conhecer o grupo! Dps vem o Dong Hae que apesar de fazer papel de antagonista em Skip Beat, me conquistou totalmente. Espero que ele faça mais doramas! hehehe Gosto mto do Kyuhyun tbm! \o/

    Olha, através do seu post deu para mim conhecer mais sobre o SuJu, pois confesso que pouco sabia sobre o grupo e ver como esses meninos deram seus primeiros passos na agência e hj serem o que são é de admirar, afinal eles são os caras neh no mundo k-pop! Quem nunca ouviu falar de Super Junior afinal?

    Achei super interessante vc dividir o post em três, assim fica mais objetivo e dá pra entender e gravar melhor as coisas. Gosto de todos esses clipes que vc postou, me deu saudade e agora estou ouvindo as músicas novamente. hehehe

    É incrivel como as musicas do SuJu sao chicletes neh?! Do tp que grudam e permanecem por dias na nossa mente. Uma que não posso ouvir é Mr.Simple! Eh fatal! Fico com ela na cabeça por dias!

    Enfim, amiga amei o post! Como sempre vc nao me decepciona e faz um excelente post biográfico! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. O post ficou lindo! Tantas informações que eu não sabia hahaha acho muito estranho isso de ter vários subgrupos, parece forçar a barra e panz - mas os caras sempre mandam muito!
    E com tanto integrante é dificil ter um bias só... eu tenho tipo 4 xD

    ResponderExcluir

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...