9 de julho de 2012

Sentimentos não envelhecem:O Exótico Hotel Marigold


O Exótico Hotel Marigold mostra como uma atitude, muitas vezes impulsiva, pode nos levar a caminhos desconhecidos e transformadores. No filme, sete personagens se encontram enquanto tentam dar um novo rumo a suas vidas. Mas aí você me pergunta, sim e daí, quantos filmes já não vi com enredo parecido? A diferença de Marigold é a idade destes personagens e a delicadeza com que a trama é conduzida.



Sete idosos (definição que não gosto muito, mas não sei como identifica-los de outra maneira) que se encontram a margem da sociedade, por conta da idade, tentam reviver os sentimentos da juventude. Para isso, saem da Inglaterra e embarcam em uma jornada até a Índia. Porém, imaginando encontrar um verdadeiro palácio hindu se deparam com um humilde e decadente hotel administrado por Sonny (Dev Patel). O filme expressa em cada um de seus personagens sentimentos que muitas vezes não deixamos transparecer quando estamos em nosso habitat natural. Temos desde os bons, como a esperança e o amor, até os maus como o preconceito e a indiferença.


A personagem da incrível Judi Dench (Evelyn) se encarrega de conectar todas estas emoções e traduzi-las em palavras para o espectador. Já Maggie Smith dá vida a Muriel, uma mulher racista que viaja até a Índia para ser submetida a uma cirurgia. Graham (Tom Wilkinson), um advogado homossexual retorna ao país em busca de um grande amor do passado.  Enquanto Norman (Ronald Pickup) e Madge (Celia Imrie) dão o toque de comédia ao filme e esperam encontrar o grande amor ou apenas uma companhia para a noite. E por fim, Douglas (Bill Nighy) e Jean (Penelope Wilton) que vivem um relacionamento desgastado pelo tempo.


Apesar de o filme ter a Índia como pano de fundo, não espere números musicais entre uma cena e outra como acontece em Bollywood. Acredite, o país tem muito mais há oferecer, como o respeito aos mais velhos e a alegria ao realizar mesmo as atividades mais cotidianas. Como citei no título, sentimentos não envelhecem, e é exatamente isso que o filme mostra. Mesmo com 60 anos você ainda pode se surpreender com a vida, encontrar um grande amor ou mudar seus maus hábitos. Marigold conta com um elenco estelar, provavelmente você conhece vários deles, mas os personagens de Judi Dench e de Tom Wilkinson são um show a parte. Ambos enfrentam momentos difíceis em suas vidas, mas com aquela calma e maturidade que só a idade pode nos oferecer.

Produzir um filme sobre respeito ao próximo e outros aspectos morais em uma sociedade altamente consumista e onde a novidade é superestimada, pode parecer perda de tempo e de dinheiro. Mas o diretor John Madden, aclamado por Shakespeare Apaixonado, consegue abordar estes temas sem parecer muito clichê. Claro que algumas cenas têm aquele ar de “Eu já vi isso em algum lugar”, mas no geral o filme consegue comover e nos fazer pensar que ainda temos muito tempo para realizar nossos objetivos.
Resumindo, ótimo filme e excelente elenco, indico a todos que gostam de uma boa comédia dramática. Espero que gostem!

Curiosidade: O filme foi baseado no livro "These Foolish Things", de Deborah Moggach.


Trailer do filme:



Marcos Oliveira é jornalista formado em Brasília pelo UniCEUB, que com 25 anos resolveu abandonar a capital e se mudar para São Paulo. Viciado em filmes e séries, assiste aos clássicos e aos lançamentos com o mesmo entusiasmo. Atualmente trabalha como free lancer e não abre mão da pipoca quando vai ao cinema.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...