17 de agosto de 2012

“Corações Sujos” é um thriller muito bem elaborado,cheio de sequências incríveis

Corações Sujos, produzido pela Mixer, com coprodução GloboFilmes, é baseado nos fatos e personagens reais retratados no livro homônimo de Fernando Morais 


O novo filme do diretor Vicente Amorim (Um Homem Bom), Corações Sujos, aborda de maneira detalhada e emocionante a questão da honra, em meio ao fim da Segunda Guerra Mundial, onde muitos Japoneses no Brasil não aceitavam a derrota pelo EUA. O filme é baseado no livro “Corações Sujos”, de Fernando Morais, e chega aos cinemas nesta sexta-feira, 17. A ideia de retratar esta história, pelo diretor é antiga. Há nove anos, Amorim se interessou pelo tema, que só foi concretizado depois do lançamento do livro.

Capa do livro
No ano de 1945, o Japão rendeu-se aos EUA, dando fim a Segunda Guerra Mundial. Porém, para muitos membros da colônia japonesa no Brasil (no interior de São Paulo e no norte do Paraná), foi o Japão que venceu a guerra. Depois do desagradável acontecimento envolvendo um guarda brasileiro e a bandeira do Japão, muitos japoneses se revoltaram contra seus conterrâneos. Qualquer membro da colônia que não aceitasse a vitória do Japão, era considerado um “coração sujo” e teria que sofrer as graves consequências.



O casal de protagonistas Myuki e Takahashi (Takako Tokiwa  e Tsuyoshi Ihara) é o grande destaque da trama. Ele é um rapaz simples e pacato, dono de uma loja de fotografia. Porém, se deixa envolver pelo radicalismo de um antigo general do Japão, que acha uma desonra discordar da vitória do Japão na guerra. Já Myuki é uma professora simples e amiga de todos, que entra em desespero ao perceber o que está acontecendo com o seu companheiro.


A atriz Tokiwa Takako é famosa no Japão, por estralar várias séries asiáticas-doramas- como "Beautiful Life".Já o ator Ilhara Tsuyoshi,ganhou fama internacional por interpretar um ator de cinema que abandona a carreira para lutar na Segunda Guerra,no filme "Cartas de Iwo Jima", de Clint Eastwood.
Mesclando um roteiro detalhado de Vicente Amorim, junto com David França Mendes, e belas atuações, o diretor consegue mexer com as emoções dos espectadores ao apresentar uma situação envolvendo o protagonista: como ele deixou o seus verdadeiros valores de lado, e se transformou em um assassino por conta da honra, que por sinal é bem trabalhada no filme. Muitas cenas marcantes ficarão na memória das pessoas por muito tempo.


Por exemplo, as cenas de morte, onde podemos ver (não claramente) a referência à bandeira japonesa. A questão da restrita comunicação que o povo Japonês recebia dentro da colônia é bem explorada na película. Afinal, para alguns japoneses mais conservadores, mesmo sabendo da verdade do fim da guerra, nada que se era dito ou mostrado, valia a derrota do Japão.

Além de uma trilha sonora bem encaixada e do visual bem feito, outro acerto do diretor foi não perder a originalidade cultural do Japão. Cerca de 70% do filme é falado em japonês. E até para isso longa apresenta uma explicação plausível.  Entre os destaques no elenco estão também o ator brasileiro Eduardo Moscovis, que dá vida a um delegado que tenta entender as razões do conflito dentro da colônia. E a atriz mirim Celine Fukumoto, que interpreta Akemi. Com apenas dez anos, ela é responsável pelas maiorias das cenas dramáticas do filme.


“Corações Sujos” é um thriller muito bem elaborado. Cheio de sequências incríveis, o filme vem recebendo elogios não só aqui como também no Uruguai, Canadá, e é claro, no Japão. Fujamos um pouco dos filmes casuais que estamos acostumados a assistir, e nos deixemos levar por um filme baseado em fatos reais, com um contexto histórico muito forte. Recomendo muito!


Avaliação: Ótimo


Trailer do filme:

Postado por Jorge André Pereira, parceiro e convidado do Coffee and Movies. Você pode encontrar Jorge Andre através do seu blog pessoal(Aqui).

2 comentários:

  1. Tô super ansiosa para assistir esse filme. Só espero que seja exibido na minha cidade.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero muito ver esse filme flor.

      Excluir

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...