3 de agosto de 2012

“O Que Esperar Quando Você Está Esperando” surpreende no roteiro

Filme inspirado no eterno Bestseller de Heidi Murkoff aborda o desenvolvimento de uma gravidez e se aprofunda nas relações entre pais de primeira viagem


Desde 1985, já em sua primeira publicação, o livro O QUE ESPERAR QUANDO VOCÊ ESTÁ ESPERANDO, de Heidi Mirkoff, é considerado uma bíblia para futuros pais. Sempre nas listas dos mais vendidos do The New York Times, a obra apresenta exatamente o que o título sugere: ricas informações e conselhos sobre o misterioso e imprevisível processo de gravidez. Totalmente franco, direto, moderno e divertido, o jeito de retratar as mudanças enfrentadas pelo corpo de uma mulher atraiu os produtores da Phoenix Pictures, que se interessaram em adaptar a obra para o cinema.

O resultado foi o divertidíssimo O Que Esperar Quando Você Está Esperando. Lançado hoje no Brasil, o roteiro segue aquela mesma fórmula de filmes como Simplesmente Amor, Idas e Vindas do Amor, e Noite de Ano Novo. São vários personagens independentes, cada um com sua história, que estrelam uma hora e cinquenta minutos. Diferente das novelas brasileiras, cada núcleo vive na sua, e não interagem até certo ponto da trama, quando descobrimos primos ali, amigas aqui, e outras relações que ligam todos os personagens superficialmente.



O Que Esperar Quando Você Está Esperando apresenta os casos de cinco mulheres que engravidam mais ou menos ao mesmo tempo. Como são cinco pessoas totalmente estranhas umas para as outras na cidade de Atlanta, Geórgia, é uma situação totalmente possível. A professora de ginástica e apresentadora de um programa de TV, Jules (Cameron Diaz), se vê grávida de seu parceiro na última temporada e Dancing With The Stars, Evan (Matthew Morrison). O que começou apenas como um caso entre colegas de trabalho coloca Jules e Evan na expectativa de começarem uma família.



A advogada e autora, louca por bebês e gestação, Wendy (Elizabeth Banks), passou dois anos tentando engravidar do marido Gary. Dona de uma loja de artigos para crianças (principalmente pequenas), ela mantém uma disciplina rígida para conseguir ter seu neném. É engraçado porque ela não bebe, não come nada que possa ser ruim para um suposto feto e tem até um aplicativo no celular que avisa quando ela está ovulando!! Mas logo quando ela decide deixar as tentativas de lado e focar sua atenção no casamento, ela pega barriga. Felizes e contentes, Gary e Wendy começam a se preparar para a vinda do primeiro filho e, para oficializar a informação na família, procurar o pai de Gary para contar a novidade.


Ex-piloto, rico, casaco com uma mulher muito mais nova e linda, o pai de Gary, Skyler é o “alfa-pai”. Competitivo ao extremo, não tem a menor preocupação de humilhar o filho, desde que ganhe dele. Skyler é o que conhecemos como coroa bonitão, então não podia ser interpretado por ninguém menos de Dennis Quaid. Se para alguns casais, ficar grávidos é tão difícil, para outros é como jogar baralho. Ao contarem a novidade ao pai e à esposa novinha, Gary e Wendy descobrem que Skyler também será pai! A esposa novinha, loura, alta, magra, e chique também ficou grávida, sem nem tentar. Assim mesmo, na maior facilidade. Imagina a cara da Wendy quando sabe disso. E é claro que pai e filho também farão das gravidezes de suas mulheres mais um motivo para competição.



A fotógrafa Holly (Jennifer Lopez) descobriu alguns anos antes não poder ter filhos. Apesar de não poder engravidar, está disposta a rodar o mundo a fim de adotar uma criança. Seu marido Alex (Rodrigo Santoro), por outro lado, não está tão seguro assim com a ideia de paternidade. Como sugestão da esposa, procura um antigo conhecido para pedir conselhos. Alex passa então a conviver com Craig (Chris Rock) e seus amigos, todos pais recentes que dividem suas experiências. Essas são algumas da cenas mais divertidas de todo o filme. Ver aquele bando de homens andando pelo parque da cidade, equipados com mamadeiras, carrinhos, sacolas de fraldas e outros apetrechos de maternidade é incrível! O Chris Rock é sempre muito engraçado mesmo.


E finalmente, o quinto e último casal da trama é formado pelos jovens e bonitos Rosie (Anna Kendrick) e Marco (Chace Crawford). Chefs rivais de caminhões de comida, são antigos colegas de escola, com um passado um pouco não resolvido. Com toda a química e tensão entre eles, não é de se espantar que acabassem dando uns pegas né? Mas como fazer quando seu primeiro bebê vem antes do seu primeiro encontro?

O Que Esperar Quando Você Está Esperando foi, sem dúvida, a melhor comédia que vi em 2012. Dinâmico, divertido, inteligente e realista, totalmente me ganhou. Os diálogos são espertos e irônicos, as referências são fortes e tudo que vemos no filme é exatamente o que esperamos viver durante uma gravidez. Pelo menos algum dos casos vai se encaixar no que você já pensou que seria. São cinco casais, cinco histórias diferentes e, assim como o livro explica, cinco tipos distintos de gestação.

Enquanto algumas personagens como Jules e Wendy enfrentam um período de gravidez complicado, a esposa bem mais nova de Skyler desfila de salto alto, não incha, não engorda e faz a força de um espirro para dar à luz seu filho. É muito inacreditável!! E o que mais gostei foi o fato de o filme não tratar apenas da gestação em si. Holly, por exemplo, não passa por nada que as outras passam, mas é muito claro que ela daria tudo para poder. Então curti o fato de os roteiristas pensarem não só em casais que demoram a conseguirem engravidar, mas também nos que nunca realmente conseguem. Não deve ser fácil usar um livro não fictício como base para escrever uma narrativa de ficção com tantos personagens né? Além de conseguirem mostrar um lado muito interessante e cômico da paternidade.


De várias comédias românticas que já assisti, vi em O Que Esperar Quando Você Está Esperando um dos poucos que de fato acrescenta alguma coisa além do lenga lenga de que o amor existe. Sim, o amor existe, e ele é a parte mais fundamental para uma gestação. Pelo menos foi o que eu aprendi com o filme (:

PS.: a Holly, personagem da Jennifer Lopez, tem o melhor trabalho do mundo!! Ela é contratada no Aquário da Geórgia pra fotografar os visitantes do aquário nadando com os animais. Aí tem uma cena que ela ta na água com duas crianças e uma BELUGA!!! Não sei se vocês sabem, mas a beluga, ou baleia-branca é um mamífero cetáceo da família Monodontidae. Além de ser uma  baleia linda que vive em águas geladas, ela é o meu animal favorito! Pirei no cinema! haha

5 comentários:

  1. oiii.
    seu blog é lindinho!!!
    adorei ele, e o tema é uma gracinha!
    vou visita-lo mais vezes, heheheh...
    passa la no meu cantinho:
    oblogdapp.blogspot.com
    bjs XD

    ResponderExcluir
  2. Quero MUITO ver esse filme! Ainda bem que me lembrou, vou correr atrás dele HUAHUAUH

    ResponderExcluir
  3. Desde que li sobre o filme pela primeira vez, fiquei louca para assistir, e vou, sem dúvida!
    Beijos!
    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    meulivrocorderosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos comentários meninas!
    O filme realmente é muito bom, muito divertido e inteligente. Recomendo milhões de vezes. Sabe quando a rotina está pesada e te deixando morta? Melhor remédio! Duas horinhas de puro relaxamento! HAHAHA
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. nossa que legal, fiquei louca para ver o filme, e claro correr atrás do livro que nunca nem tinha me chamado a atenção; Oo

    ResponderExcluir

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...