18 de outubro de 2012

Belo Desastre, de Jamie McGuire


Antes de tudo quero pedir desculpas por demorar em postar a resenha de Belo Desastre no Coffee and Movies.Quando recebi o livro em agosto- fiquei super empolgada- mas por trabalhos da faculdade e outras leituras tive que colocar a obra de Jamie Mcguire para o final da minha lista de livros.

Mais uma coisa que preciso salientar nesta resenha é que “Belo Desastre” não é um livro YA(Jovem-Adulto) segundo a classificação da obra em alguns sites americanos o gênero de Belo Desastre é o famoso New Adult- gênero em que os personagens são um pouco mais velhos do que no YA, no caso os livros tem conteúdos mais explícitos como sexo, violência- assuntos que não são tão mencionados nos livros Jovem-Adulto.

Sinopse: A nova Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade. Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus braços tatuados, é exatamente o que Abby precisa – e deseja – evitar. Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade. Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento de Travis pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura.

Abby Abernathy se tornou uma garota diferente do que fora no passado. Se mudou para Eastern para começar uma nova vida sem medo e preconceito. Tudo nela está diferente desde suas roupas até seu psicológico.

Porém todo o trabalho que Abby tevê para ser uma “boa pessoa” está prestes a mudar depois que ela segue sua amiga- melhor amiga- em um  uma briga- ou melhor, círculo de luta- onde alunos da sua universidade disputam para ver quem é o melhor. O problema é quando Abby se aproxima de Travis Maddox, o jovem sente-se totalmente atraído pela moça e intrigado já que Abby não corresponde as suas investidas.

Depois de tempo Travis resolve fazer uma aposta com Abby. O ponto principal desta aposta é: Se Abby perder ela deverá passar um mês no apartamento do bady-boy. Se for o contrário, Travis deverá ficar um mês sem sexo. O relacionamento entre os jovens acaba ficando mais íntimo e mais perigoso.

Bom, minha opinião sobre a obra de Jamie McGuire talvez seja diferente de várias que eu escutei e que li por aí. Todo mundo com quem eu falei sobre o livro adorou, mas infelizmente eu não morri de amores por Belo Desastre. É claro que eu tive no decorrer da narrativa diversas opiniões sobre os personagens uma hora eu gostava e em outro momento cheguei a ficar muito assustada.

O livro não é ruim. Tenho certeza que ele agradou há um grande público, mas tem algumas questões que eu acredito que precisam ser discutidas. Se você já leu o livro ou tem interesse em ler, por favor, comente aqui no post por que talvez quem sabe... eu possa observar a narrativa por um outro ângulo.
Jammie McGuire escreve bem e pelo menos isso eu posso afirmar.

 O livro tem sequência e os diálogos fluem que é uma beleza de uma hora para outra você nem percebe mas já leu uns 5 capítulos.Um dos personagens, ou melhor, um personagem em especial tirou o sono de muitas amigas minhas da blogosfera... o famoso Travis Maddox. Todo mundo falou no twitter, facebook e em todas as redes sociais onde o livro estava sendo divulgado que o cara e que o mundo criado em Belo Desastre era maravilhosamente sedutor.

A minha visão é que o personagem de Travis tem sérios problemas psicológicos. De verdade- se eu tivesse um namorado- e ele fosse igual a esse cara em especial eu correria de medo. Travis é totalmente obsessivo por Abby. Ele tem ciúmes, é louco para ficar com a personagem o tempo inteiro e se alguém olhar ou pensar na menina é provável que ele acabe matando. Concluindo o cara é um “crazy” total.

Já Abby é uma “Maria mole”- desculpem o termo- mas de verdade eu não sei se ela “perdoava” o Travis por que gostava do cara ou por que era uma idiota total. Abby também deixa a desejar por aceitar todas as atitudes impensadas do rapaz.

Não vou colocar na resenha todos os pontos negativos que senti e percebi ao ler Belo Desastre. Como eu falei a narrativa não é ruim, mas infelizmente- e eu digo infelizmente mesmo- não funcionou. Acho que fui com muitas expectativas e ansiedade em ler Belo Desastre e acabei ficando decepcionada.

Para mim Belo Desastre não fala sobre amor ou mudança de vida, mas sim sobre um relacionamento doentio que com certeza ninguém nunca deve aceitar em ter. Talvez possa parecer meio clichê, mas o amor é algo puro o amor não é paixão momentânea é algo duradouro e para mim esses dois personagens não se amam, mas sim são como “carrapatos ou sanguessuga” um é dependente do outro.A única personagem que curti nesse livro foi a melhor amiga dela- já citada acima- a America. Que sempre esteve do lado de Abby e nunca a deixou sozinha.

Quanto à autora, Jamie sem sombra de dúvidas criou uma narrativa bem fluída com personagem diferenciada de outros que já conheci com livros desse mesmo gênero. Mas infelizmente não curti.
Quanto à diagramação a edição da Verus está boa. Não encontrei erros de português- sem noção- só achei que alguma coisa na tradução não se encaixou direito... Mas tirando isso achei em suma muito bonita a edição.

Curiosidade: A Wanner Bros comprou os direitos dos livros para transformá-lo em filme e com certeza não demorará muito para ser lançado. Além disso, a autora lançou uma versão do livro inteiramente na visão de Trajes Maddox-medo- mas talvez isso seja até bom por que talvez possamos conhecer o personagem mais a fundo. Além disso, Jamie lançará um spinoof sobre os irmãos de Travis.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...