20 de dezembro de 2012

O Impossível: A tragédia do tsunami se transforma em uma experiência emotiva com atuações viscerais




Chega aos cinemas nessa sexta-feira (21),o filme “O Impossível”, baseado numa história real, o filme gira em torno do terrível tsunami que atingiu a Índia, a Tailândia e outros nove países em 2004. O drama é dirigido por Juan Antonio Bayona (O Orfanato). No elenco, estão os atores Naomi Watts e Ewan McGregor, além do novato Tom Holland, que rouba a cena.

O longa narra a história de Maria (Naomi Watts), Henry (Ewan McGregor) e de seus três filhos, que estão aproveitando suas férias de inverno na Tailândia. Porém, na manhã do dia 26 de dezembro de 2004, enquanto todos relaxam na piscina do hotel após as festividades de Natal, um tsunami de proporções devastadoras atinge a costa. A família se separa em meio à tragédia e terá de lutar, ao lado de dezenas de milhares de estranhos, para se manter unida.

O filme ilustra bem a força da natureza representada pelas ondas gigantes, com cenas impressionantes, que relatam a força devastadora da onda. Porém, o diretor Juan Antonio Bayona optou por não usar uma ordem cronológica dos acontecimentos, e sim, cenas isoladas dos protagonistas divididos, o que foi um grande acerto e que criou uma tensão nos espectadores sobre o futuro incerto dos personagens.




Ao assistir o filme, vivemos uma experiência sensorial e muito emotiva, de angustia e sofrimento junto à família, graças (também) aos efeitos utilizados pelo diretor como, por exemplo, o som e a câmera em zoom nos atores e, nas cenas de desespero dentro da água, tentando sobreviver em meio a tantos destroços. Os protagonistas Naomi e Ewan surpreendem com atuações verdadeiras e viscerais, ambos dignos de prêmio. Quem também merece destaque por sua atuação é o jovem ator Tom Holland, que interpreta Lucas, filho mais velho do casal.

O interessante é ver que em meio a uma tragédia tão ruim, pequenos milagres acontecem, e isso é abordado no filme. Por exemplo, quando os personagens de Naomi Watts e de Tom Holland encontram o pequeno Daniel nos escombros, e depois o reencontram no hospital da cidade.

Diante de uma das maiores tragédias naturais de todos os tempos, a coragem, principalmente do filho mais velho do casal, é o grande destaque na trama. O fato de como ele soube unir a família de maneira incomum, em meio a uma situação tão adversa. 

Entretanto, se a história desta família não fosse baseada numa trama verdadeira, seria difícil imaginar se o que é mostrado na tela realmente aconteceu (não sabemos o que é realmente verdade), tudo é muito impressionante, daí você para e pensa: “nossa que sorte a deles, foi um milagre”. E no fim, percebemos que o título “O Impossível” nunca caiu tão bem em um filme.

O desfecho é emocionante, mas vale lembrar que o longa narra uma tragédia real que matou cerca de 300.000 pessoas. Então não é um filme que você sai do cinema muito alegre. Recomendo para quem gosta de drama.





Naomi Watts e Ewan McGregor com a verdadeira família da história do filme:



Avaliação: Bom


Postado por Jorge André Pereira, parceiro e convidado do Coffee and Movies. Você pode encontrar Jorge Andre através do seu blog pessoal(Aqui).

0 comentários:

Postar um comentário

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...