25 de dezembro de 2012

Quer viajar para Coreia do Sul? Saiba como com a estudante Lílian Fernandes

Atualmente viajar para fora do país não é algo tão impossível como era há alguns anos atrás. Muitos brasileiros hoje em dia procuram lugares como: E.U.A, Inglaterra, França entre outros países para passar as férias ou até mesmo participarem de um intercâmbio. 



Foto: Lílian Fernandes
Lílian Ferandes,de 25 anos,moradora de  Goiânia resolveu visitar a Coreia do Sul depois de estudar por algum tempo a cultura do país. Fernandes realizou um sonho de muitos brasileiros devido ao "boom" do gênero musical  K-pop ter chegado não apenas no mundo mais principalmente ao Brasil.



Foto: Lílian Fernandes
O Coffee and Movies entrevistou a goiania que ainda está na Coreia do Sul e esperamos que vocês, amantes do K-pop, doramas e do mundo asiático em geral goste da entrevista. E se você está planejando viajar para Coreia veja algumas dicas da Lílian.


Comida típica coreana- Foto: Lílian Fernandes
Coffee and Movies: Qual é o seu nome completo? Quantos anos têm? Onde mora? Tem irmãos ou irmãs?
Lílian: Meu nome é Lílian Cristina Fernandes de Sales, tenho 25 anos. Nasci e moro em Goiânia (GO), onde tenho minha família (pais e uma irmã mais nova) e trabalho na empresa que meu pai fundou. Por isso, atualmente estudo Gestão Executiva de Negócios.
Coffee and Movies: De onde veio a vontade de viajar para a Coreia do Sul? Já esteve em algum país fora do Brasil além da Coreia?
Lílian: Minha vinda à Coreia do Sul está relacionada com o fato de eu estudar coreano há algum tempo e minha curiosidade em conhecer outras culturas. Eu já estive no Japão em 2010, para um show de K-pop (acredite! Hahah! Fui recepcionada por uma amiga e nós fomos ao show do Super Junior K.R.Y em Tóquio).
Desta vez, a viagem tem um enfoque diferente. Apesar do K-pop ser um dos fatores que me levaram a conhecer a Coreia, não é um dos meus maiores motivos de ter vindo para cá.
Coffee and Movies: Como foi o processo de “construção” da viagem? Como você se organizou? Você trabalha? Recebeu ajuda da sua família? Participou de algum programa cultural?
Lílian: Bem, em 2011 eu e uma amiga estávamos planejando uma viagens juntas, e eu sugeri que nós fossemos para Seul, já que é um dos destinos de viagens mais elogiados em sites de viagens, além do fato de eu estar interessada na cultura. Quando, em julho deste ano, ela disse que não poderia investir na viagem, eu resolvi manter o plano e vir sozinha.
Então apenas informei minha família que viria para cá no fim do ano e recebi apoio deles. Eu mesma comprei minha passagem através do site Submarino Viagens e arquei com algumas coisas para vir para cá. O dinheiro usado para vir vem dos meus ganhos na empresa, então pode-se dizer que eu arquei com a maior parte dos custos.
Pode-se dizer que a construção dessa viagem foi um ato independente, já que desde o início até a execução, eu planejei esses 18 dias para vir para cá sem ajuda de programas culturais, apenas pesquisando na internet.
Coffee and Movies: Sabe falar alguma coisa em coreano?Você tem amigos na Coreia do Sul? Se sim, como os conheceu?
Lílian: Eu sei muito pouco, mas muito pouco mesmo! Aprendi a ler hangul em 2010 e em 2011 comecei a estudar um pouco mais. Mas como tenho que dividir atenção com muita coisa, acabo não aprofundando o estudo, uma vez que eu estou estudando sozinha então acabo não tendo muita disciplina.
Sim, tenho alguns amigos aqui! Conheci todos online!
Coffee and Movies: Você viajou sozinha? Soube que iria com uma amiga sua.
Lílian: Sim, estou sozinha!
Coffee and Movies: Você foi por alguma agência de viagem?
Lílian: Não. Apenas comprei as passagens de ida e volta pelo site.
Coffee and Movies: Desculpe-nos a pergunta mas quanto é necessário para “arcar” com a viagem para Coreia? Afinal, não é como nos EUA, Inglaterra e demais países.
Lílian: Eu vou fazer uma estimativa de que, considerando passagem + hospedagem (eu estou em albergue, que é mais barato) e um dinheiro para ficar confortável por aqui, arquei com mais ou menos 10 mil reais (mas isso está desconsiderando algumas coisas que tive que comprar para vir, como roupas de inverno).
Coffee and Movies: Quanto tempo você ficará na Coreia?E quando chegou?
Lílian: Cheguei no último dia 11 e vou embora na semana que vem, no dia 28.
Coffee and Movies: Quais são as coisas mais diferentes que você já percebeu entre o Brasil e a Coreia do Sul?
Lílian: Hmmm... Tirando o frio absurdo? Hahah! Ah, não sei dizer. Eu me sinto à vontade aqui em Seul. Ontem estava conversando com um amigo e ele disse que considera as pessoas daqui e do Brasil parecidas (ele tem amigos brasileiros). São simpáticas e prestativas. E isso é verdade. Comparada ao Japão, a visita aqui está sendo bem mais confortável. É só ter em mente que você está visitando um país que não é o seu, portanto tem que se adequar às regras do lugar em que está visitando.
As pessoas aqui são um pouco sérias. Haha! Mas como outra amiga daqui disse, quase todos estão preocupados em trabalhar, ser bem-sucedido na vida, ser o melhor em menos tempo.. Isso é estressante. Baseado no que ela disse, acho que a maior diferença que eu percebi foi essa. Brasileiros são um pouco mais tranquilos em relação à vida.
Coffee and Movies: Você pretende voltar para a Coreia do Sul ou quem sabe morar lá?
Lílian: Ainda não há nada planejado, mas considero essa possibilidade.
Coffee and Movies: Qual é a dica que você pode dar para os brasileiros que querem passar férias na Coreia do Sul e estão se preparando?
Lílian: Informem-se! Informem-se sobre o período em que vocês pretendem vir para cá. A Coreia do Sul tem estações bem definidas e eu já estava preparada para o inverno. O verão aqui é como no Brasil. Muito quente! Por isso, antes de qualquer viagem, é bom saber o que te espera!
No mais, a Coreia do Sul é um país que oferece inúmeras vantagens para turistas. Sobretudo Seul. Desde passeios turísticos gratuitos, que eu recomendo muito, até descontos nas principais lojas daqui. Portanto, visitem sites como Visit Korea Year (http://english.visitkoreayear.com/english/main.asp), Visit Seoul (http://www.visitseoul.net/en/index.do), Korea Tour Organization (http://english.visitkorea.or.kr/enu/index.kto) e também procurem por dicas de pessoas que já estiveram ou vivem aqui para saber o que fazer.
Coffee and Movies: Qual foi o lugar mais bonito que você já viu ou qual coisa mais inusitada?
Lílian: Acho que o lugar mais lindo que vi foi o Gyeongbokgung Palace. Porque além da paisagem, ele tem toda uma história de recuperação da tradição coreana, dos palácios da Dinastia Joseon, uma vez que a área foi praticamente destruída pela colonização japonesa e vem sendo restaurada em um processo recente. E é interessante que o caminho até lá seja todo de prédios super modernos e de repente estamos imersos em um lugar bastante tradicional. O mais interessante é saber que tudo no castelo tem um significado.. Como as cores usadas nas pinturas do palácio, as calçadas, o significado de cada um dos prédios que estão na área do palácio. É mesmo muito lindo. Estive lá com uma guia turística. Agendei o serviço online e o custo foi apenas o do meu ingresso para entrar no lugar. Foram duas horas e meia muito compensadoras e eu saí de lá maravilhada! Sem dúvida uma experiência incrível.
Agora, sobre inusitado... Coreanos amam soju. Então em algumas noites, quando saio e vou para Hongdae, existem pessoas bêbadas e trêbadas, e é engraçado porque quase sempre é um bêbado carregando o outro. Não tem muito vexame, mas não deixa de ser engraçado. Hahaha!

E aí pessoal gostaram da entrevista? Quem aqui está afim de ir para a Coreia do Sul? Alguma dúvida ou mais perguntas?

Para conhecer mais sobre a Lílian ou sobre sua viagem a Coreia do Sul leia a coluna"Minha Vida Coreana" que a estudante tem no site SarangInGayo ou visite seu perfil no Facebook.
Deojsugung-Palácio da dinastia Joseon - Foto: Lílian Fernandes

2 comentários:

  1. Olá!^^

    Adorei!
    A entrevista foi ótima!!!
    Se eu já tinha vontade de viajar ela só aumentou agora!
    Só não teria essa coragem de viajar sozinha.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. nossa...... ameiii e principalmente com essas dicas de viajem e mais ou menos o valor que a gente deve ter... espero realizar esse sonho tbm!!!

    ResponderExcluir

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...