28 de fevereiro de 2013

Dezesseis Luas- Um tipo de amor a primeira vista bem diferente




                                   Dezesseis Luas- Um tipo de amor a primeira vista bem diferente



“Nossas palavras, nossas línguas, não podem explicar tudo que existe” (Dezesseis Luas)

Atualmente a onda de transformar livros de romances sobrenaturais depois do grande sucesso de Crepúsculo é o sucesso do momento, ou melhor,é moda. O que se torna lamentável para os espectadores que esperam por algo diferente.

O filme Dezesseis Luas (Beautiful Creatures)que estreia hoje nos cinemas Brasileiros  é baseado no livro de mesmo nome das autoras Kami Garcia, Margaret Stohl publicado pela editora  Galera Record no Brasil. Na literatura  assim como outros de seu gênero possui uma série de livros ( No Brasil foram publicados os três primeiros) e atualmente está no  quarto livro série Best-seller nos Estados Unidos.


 A fantasia está de volta

O enredo do filme é baseado em um romance predestinado entre Lena Duchannes (Alice Engl) e Ethan Wate (Aldren Ehrenreich), no qual previsivelmente os dois não poderão ficar juntos.

Lena Duchannes é uma garota que se muda para a pequena cidade de Gatlin para morar com seu tio, Macon Ravenwood, o que acontece é que Lena não é uma garota normal, ela é uma conjuradora-uma bruxa mas na história ela prefere não ser chamada desta forma- assim como o resto de sua família. Ao completar dezesseis anos Lena será “invocada” a seguir o caminho que seu destino predestinou, assim indo para o lado do bem ou do mal, deixando-a sem escolha e com os dias contados (que é cronometrado por uma tatuagem em sua mão). 


Ethan Wate é um garoto comum que sempre viveu em Gatlin e  sonha em sair de Gatlin. Ele perdeu a mãe e vive com seu pai que se encontra recluso e com "Amma "(Viola Davis) uma espécie de baba supersticiosa que sempre cuidou deles.


Tudo  muda com a chegada de Lena a cidade e quando ela  começa a estudar na escola de Ethan, todos a julgam por ser sobrinha de Macon Ravenwood (Jeremy Irons),um senhor que nunca mais saiu de casa, e é  acusado de ser uma pessoa das “trevas” pelos moradores da cidade.

Ethan se aproxima da garota mesmo ela relutando contra isso e logo descobre que ela é a menina que ele via em seus sonhos e aos poucos Ethan começa a descobrir a razão de tudo isso e  também sobre a vida de Lena, sobre os conjuradores e o 16º aniversário que ela tem tanto medo.Lena também sempre sonhou com Ethan, mas sabe que ambos não poderão ficar juntos pelo fato de eles pertencerem a mundos diferentes. 
Eles procuram uma ligação para entenderem os motivos de estarem interligados e Lena  descobre  a verdade por de trás de tudo. O romance entre Lena e Ethan é bastante divertido e nem um pouco meloso o que ajuda a dar boas risadas durante o filme e se apaixonar pelo o casal.

O longa  conta com um grande elenco, uma grande produção devido ao"BIG" investimento da mídia em cima dele e podemos dizer que ele não  com certeza não é decepcionante especialmente pela a qualidade da fotografia e da maquiagem do longa que realmente conseguem impressionar quem assiste.

Pelo fato da produção um pouco mais madurada o filme se coloca num patamar acima de um longa com o  estilo de Crepúsculo, o  que o torna mais  inteligente e mostra um pouco da realidade dos adolescentes através da fantasia.

Livro X Filme

Em questões de adaptações digo que a pessoa que fez o filme não leu nenhuma página do livro.
Quem leu sabe que o livro tem pontos muito importantes que foram completamente esquecidos pelo filme, uma delas é a música misteriosa que está presente em todo momento na narrativa, essa música q fala a respeito das luas, uma música que aparece do nada no ipod do Ethan e logo depois desaparece magicamente. Na história a música é um alerta e apresenta ao leitor dicas do cruel destino dos protagonistas.

Fiquei impressionada, para não dizer chocada pelo fato da bendita "música" não ter sido citada em nenhum momento no longa e extremamente curiosa para saber como a continuação vai ser feita depois disso.

Outro ponto que deixou completamente a desejar foi a "Amma", que nos livros é uma pessoa completamente supersticiosa de personalidade forte e que sempre dá amuletos de proteção para Ethan e no filme isso também foi E-S-Q-U-E-C-I-D-O.

A seqüência errada de alguns fatores como o amuleto e o livro das luas é um pouco compreensível por ser uma adaptação mas a retirada de uma personagem importante como a "Marian"( personagem do livro), a bibliotecária é altamente importante e foi retirada do pirulito da Riddley que foi substituído no filme de forma frustrante por um morango.



Considerações finais

Assistindo o filme ou lendo os livros você irá se apaixonar pelo romance fantasioso e predestinado de Ethan e Lena, eles provavelmente são um casalzinho que vieram para causar impacto e arrebentar corações. O filme vale a pena mas não é nada fora do comum de sua categoria por aí. A fotografia é extremamente bonita e as imagens possuem um toque de mágica e o livro-se você lê-lo- te prenderá do começo ao fim.

Trailer do filme:



                                               
 Daniela Rezende dos Santos, colunista do Coffee and Movies nas horas vagas.

2 comentários:

  1. Eu vi o trailer desse filme no cinema, e apesar de achar até interessante, confesso que não me animei muito em vê-lo. Fiquei com um pouco de vontade depois que descobri que a atriz principal será a protagonista de Vampire Academy! Um filme que aguardo a mto tempo! Mas tbm não consegui me animar ainda o suficiente, acho que pelo ator, sei lá, pelo trailer, achei ele sem graça! Sua resenha ficou ótima e agora se eu tiver oportunidade acho que verei o filme sim! Podem falar o que for de Crepúsculo, mas hoje mtas séries,filmes e livros estão falando sucesso graças aos vampiros brilhantes neh?! hehehehe Parabéns pela resenha, espero acompanhar outras suas aqui! =)

    ResponderExcluir
  2. Assim que anunciaram o lançamento do filme, não me animei muito. Mas depois de ver o trailer, fiquei super curiosa. Mas vou primeiro ler a série para depois acompanhar o filme.
    Adorei o post.
    beijão!

    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...