22 de fevereiro de 2013

Os 10 livros que inspiraram os filmes que concorrem ao Oscar 2013





Para quem me acompanha no Twitter ( ainda não me segue? @KarlinhaCoffeesabe que sempre pergunto para os meus leitores e seguidores sugestões de postagens e dessa vez não foi diferente! A leitora Karla sugeriu que seria interessante postar no site alguns filmes que derivam de livros e que estão concorrendo ao Oscar 2013 e achei a ideia super legal. Afinal, falamos sobre filmes e livros aqui no Coffee and Movies não é mesmo?

Fiz uma listinha de livros que inspiraram alguns filmes que estão correndo a estatueta mais importante do mundo do cinema. E quero saber se vocês já assistiram aos filmes ou leram os livros ok? Confira a listinha dos 10 livros que inspiraram os filmes que concorrem ao Oscar 2013! :-)

  • As Aventuras de Pi
Editora: Nova Fronteira
O filme que foi baseado no livro está concorrendo ao Oscar em "apenas" 12 categorias!Isso mesmo que você leu. Então podem imaginar que foi uma ótima decisão adaptarem essa obra para um filme não é mesmo? Algumas categorias que ele concorre: Melhor Diretor (Ang Lee), Roteiro Adaptado(David Mangee).

Sobre a história do filme: Pi Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide  vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.

*Minha opinião: Já assisti ao filme e curti muito! Ainda não li o livro mas futuramento pretendo lê-lo.

  • Hitchcoock
Editora Intrínseca

A editora Intrínseca  publicou em dezembro o livro que inspirou o filme "Hitchoock". O nome do livro é 
"Alfred Hitchcock e os Bastidores de Psicose". Não li também mas todos os meus amigos que já leram falaram que o livro é maravilhoso assim como o filme. O longa concorre ao Oscar na categoria Maquiagem e Cabelo.

Sobre a história do filme: Baseado no livro de mesmo nome, o filme vai mostrar como foram os bastidores do clássico Psicose, de Alfred Hitchcock. Na época, mesmo estando no auge de sua carreira, o cineasta não conseguiu apoio para realizar a obra porque os estúdios não queriam investir no gênero. O resultado foi uma produção - praticamente - independente, de baixo orçamento, rodada em preto e branco, que se tornou uma referência no cinema mundial.

*Já assisti ao filme e posso dizer que é maravilhoso- eu curti muito- e tenho certeza que quem é fã de Hitchook irá amar! Sem contar que o Anthony Hopkins ficou assustadoramente igual ao Hitchook . A atuação dele neste filme é brilhante!
  • Os Miseráveis
Editora Europa-América
O filme concorre ao Oscar nas seguintes categorias: Ator( Hugh Jackman), Atriz ( Anne Hathaway),Canção Original ( Sunddley), Mixagem de Som, Figurino, Design de Produção, Maquiagem e cabelo.
Sobre a história do filme:Adaptação de musical da Broadway, que por sua vez foi inspirado em clássica obra do escritor Victor Hugo. A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe).

*Minha opinião: Já assisti ao filme e amei não tenho nada para falar contra. Eu amo musicais e acho que levar a experiência de um musical como este para as telonas foi um ato de coragem e desafio! Amei, amei!

  • Branca de Neve e as Sete Versões
Esse livro publicado pela editora Alfaguara Brasil originou o filme "Espelho, Espelho Meu" e também "Branca de Neve e o Caçador"

Filme: Espelho, Espelho Meu


                                         Filme: Branca de Neve e o Caçador
Eu não sabia que este livro tinha inspirado dois filmes que concorrem ao Oscar- eu nunca li esse livro mas agora fiquei curiosa- mas acho que devem ter feito um ótimo trabalho com essa adaptação por que muitas pessoas que leram o livro fizeram críticas positivas aos filmes. Bom, "Espelho, Espelho Meu" concorre ao Oscar na categoria Figurino e Branca de Neve e o Caçador concorre nas categorias: Melhores efeitos visuais e melhor figurino.

Sobre a história de Espelho, Espelho Meu: Após a morte do rei (Sean Bean), sua esposa (Julia Roberts) assume o comando do reino. Extremamente vaidosa, ela passa a cobrar cada vez mais impostos para sustentar uma vida de opulência. Ao mesmo tempo mantém presa em seu quarto a enteada, Branca de Neve (Lily Collins). Ao completar 18 anos, Branca de Neve resolve sair do castelo e conhecer a realidade do reino. Horrorizada com a situação de fome e miséria do povo, ela retorna decidida a derrubar a rainha.

*Minha opinião: Assisti Espelho, Espelho Meu e gostei bastante. Quer dizer, é um filme para você se divertir apenas isso. Realmente tem um ótimo figurino e boas atuações mas nada além disso.

Sobre a história de Branca de Neve e o Caçador: Curti o filme de modo geral. As atuações estão ótimas e devo falar que a Kristen Stewart até que deu uma melhorada na atuação. Gostei MUITO! Trilha sonora perfeita! Já li o livro também e curti bastante.

  • Anna Kariênina
Livro publicado pela editora Cosac Naif

Filme
Já li o livro há muito tempo e é claro que eu não poderia me esquecer dessa história que ultrapassa séculos e continua um sucesso! O filme concorre ao Oscar nas categorias de Fotografia,Trilha Sonora Original,Design de Produção.

Sobre a história do filme: Século XIX. Anna Karenina (Keira Knightley) é casada com Alexei Karenin (Jude Law), um rico funcionário do governo. Ao viajar para consolar a cunhada, que vive uma crise no casamento devido à infidelidade do marido, ela conhece o conde Vronsky (Aaron Johnson), que passa a cortejá-la. Apesar da atração que sente, Anna o repele e decide voltar para sua cidade. Entretanto, Vronsky a encontra na estação do trem, onde confessa seu amor. Anna resolve se separar de Karenin, só que o marido se recusa a lhe conceder o divórcio e ainda a impede de ver o filho deles.

*Minha opinião: Eu gostei bastante do filme. É do mesmo diretor de Orgulho e Preonceito( 2005), Desejo e Reparação( 2007) e é claro que eu irei amar! É só colocar o nome de Joe Wright que eu assisto ahaha. Fotografia linda demais e uma ótima trilha sonora  além de um lindo figurino. Mas é bem teatral(vocês irão entender! Assistam e depois a gente conversa ok?).

  • Argo
Editora Intrínseca
Não li "Argo" mas tenho certeza que o livro é tão maravilhoso quanto o filme. O longa está concorrendo ao Oscar nas seguintes categorias: Filme, Ator Coadjuvante (Alan Arkin),Roteiro adaptado(Chris Terrio),Edição, Trilha Sonora,Edição de Som e Mixagem de Som.

Sobre a história:1979. O Irã está em ebulição, com a chegada ao poder do aiatolá Khomeini. Como o antigo xá ganhou asilo político nos Estados Unidos, que haviam apoiado seu governo de opressão ao povo iraniano, há nas ruas de Teerã diversos protestos contra os americanos. Um deles acontece em frente à embaixada do país, que acaba invadida. Seis diplomatas americanos conseguem escapar do local pouco antes da invasão, indo se refugiar na casa do embaixador canadense. Lá eles vivem durante meses, sob sigilo absoluto, enquanto a CIA busca um meio de retirá-los do país em segurança. A melhor opção é apresentada por Tony Mendez (Ben Affleck), um especialista em exfiltrações, que sugere que uma produção de Hollywood seja utilizada como fachada para a operação. Aproveitando o sucesso de filmes como "Guerra nas Estrelas" e "A Batalha do Planeta dos Macacos", a ideia é criar um filme falso, a ficção científica Argo, que usaria as paisagens desérticas do Irã como locação. O projeto segue adiante com a ajuda do produtor Lester Siegel (Alan Arkin) e do maquiador John Chambers (John Goodman), que conhecem bem como funciona Hollywood.

* Minha opinião: Como falei no começo eu não li o livro mas amei o filme. Sem "mais". É tudo muito bom e o Ben Affleck está ótimo no papel de diretor e protagonista da história.

  • O Lado Bom da Vida
Editora Intrínseca
Mais uma triste história...infelizmente não li o livro mas estou super empolgada para lê-lo. Porém já assisti ao filme. O longa concorre ao Oscar nas categorias:Filme, Diretor (David O.Russell), Ator( Bradley Cooper), Atriz ( Jennifer Lawrence),Ator Coadjuvante ( Robert De Niro), Atriz Coadjuvante (Jacki Weaver),Roteiro adaptado ( David O.Russel),Edição.

Sobre a história: Por conta de algumas atitudes erradas que deixaram as pessoas de seu trabalho assustadas, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de passar um tempo internado em um sanatório, ele acaba saindo de lá para voltar a morar com os pais. Decidido a reconstruir sua vida, ele acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado recente e até reconquistar a ex-esposa. Embora seu temperamento ainda inspire cuidados, um casal amigo o convida para jantar e nesta noite ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher também problemática que poderá provocar mudanças significativas em seus planos futuros.

Minha opinião:Eu nunca em toda minha vida- dramática- pensei que o ator Bradley Cooper fosse um ator TÃO BOM. Por que sempre assisti seus filmes de comédia e nunca pensei que ele fosse um maravilhoso ator! Eu curtia mas não admirava! A Jennifer Lawrence  é uma ótima atriz e está perfeita. Eu adorei esse filme! Pelo que eu fiquei sabendo o personagem Pat foi baseado no filho do diretor do filme que tem a mesma doença que o personagem na vida real.

  • O Hobbit
Editora Martins Fontes
Nunca li "O Hobbit" não sei se vou ler mas eu lembro que no Ensino Médio peguei o livro para dá uma olhadinha. Quem sabe no futuro? Mas mesmo assim eu curto muito essa série de livros que o Diretor Peter Jackson tomou para "cuidar". O longa concorre ao Oscar: Efeitos Visuais,Design de Produção,Maquiagem e Cabelo.

Sobre a história:Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) vive uma vida pacata no condado, como a maioria dos hobbits. Um dia, aparece em sua porta o mago Gandalf, o cinzento (Ian McKellen), que lhe promete uma aventura como nunca antes vista. Na companhia de vários anões, Bilbo e Gandalf iniciam sua jornada inesperada pela Terra Média. Eles têm por objetivo libertar o reino de Erebor, conquistado há tempos pelo dragão Smaug e que antes pertencia aos anões. No meio do caminho encontram elfos, trolls e, é claro, a criatura Gollum (Andy Serkis) e seu precioso anel.

*Minha opinião: Preciso dizer alguma coisa? Corre para assistir! Amei!!
  • Lincoln
Editora Record

Não li "Lincoln" mas é claro que eu conheço a história do Presidente dos Estados Unidos da América-ahah.  O longa foi indicado ao Oscar nas seguintes categorias:Filme, Diretor(Steven Spielberg),Ator (Daniel Day -Lewis),Ator Coadjuvante(Tommy Lee Jones),Atriz Coadjuvante(Sally Fieid),Roteiro adaptado,Fotografia, Edição, Trilha Sonora Original,Figurino, Design de Produção. (Quase todas!)

Sobre a história: Baseado no livro “Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln”, de Doris Kearns Goodwin, o filme se passa durante a Guerra Civil norte-americana, que acabou com a vitória do Norte. Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, o o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln (Daniel Day-Lewis), travava uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.

*Minha Opinião: Já assisti ao filme e adorei! As atuações estão perfeitas! E gente... é do Diretor Steven Spielberg. Preciso falar mais alguma coisa? Corre!

  • Frankenstein ou Prometeu Moderno
Editora Matin Claret
O livro deu origem ao filme Frankenweenie da Disney

Sim, sim, é claro que eu já li Frankenstein e tenho orgulho de falar que li o livro em inglês! ahahah
O Frankenstein - Ou o prometeu Moderno deu origem ao filme Frankenweenie- aposto que isso vocês não sabiam!O longa concorre ao Oscar na categoria de Melhor animação.

Sobre a história:Victor (Charlie Tahan) adora fazer filmes caseiros de terror, quase sempre estrelados por seu cachorro Sparky. Quando o cão morre atropelado, Victor fica triste e inconformado. Inspirado por uma aula de ciências que teve na escola, onde um professor mostra ser possível estimular os movimentos através da eletricidade, ele constrói uma máquina que permita reviver Sparky. O experimento dá certo, mas o que Victor não esperava era que seu melhor amigo voltasse com hábitos um pouco diferentes.

*Minha opinião: Pois é...não vi o filme mas prometo que verei! Quem já viu me fala nos comentários se é realmente bom? Eu acredito que seja...afinal o diretor é o Tim Burton! Oi? 

O Oscar 2013 ocorrerá em 24 de fevereiro, com apresentação de Seth MacFarlane. :-) Estão ansiosos? Acompanhem a premiação na página oficial do Coffee and Movies no facebook: (Aqui).

6 comentários:

  1. Nuss Karlinha vc viu praticamente todos os filmes! Eu não consegui ver todos ainda, mas pretendo! AMei o post! *_* Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, sempre que vai chegando o Oscar eu corro para assistir.

      Excluir
  2. Que lista imensa haha! Pra falar a verdade, não tenho vontade de ler a maior parte das obras que originou os filmes da lista, por pura falta de curiosidade mesmo. Mas Anna Karenina eu fiquei muito afim de ler (embora ache que vá ser uma leitura pesada que vai me custar muito tempo!), assim como O Lado Bom da Vida, que parece ser ainda melhor que o filme :)
    Show de bola a lista, Karlinha!
    Te espero lá no meu blog ;)
    Beijão

    www.nossosromancesadolescentes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahaha

      Pois é menina! Deu um super trabalho para montar tudo mas acho que valeu a pena.

      Obrigada, flor.

      Excluir
  3. Ei karlinha vc gosta de todos os filmes msm?? kkkk
    Tem nenhum que foi pelo menos mais ou menos, não? Poxa vc tem que ser mais dificil de agradar para ser crítica! ;)
    Mas sim, também me impressionei que a maioria absoluta dos filmes vc já viu! E dos livros tb acho. Eitaaaa! Que bom!
    Eu não vi Life of Pi, Lincoln, Hitcook, Anna K. ou Frankenweenie ainda. Mas dos outros, não gostei de Argo e da Branca de Neve da Kristen Stewart - o 1º achei alguns momentos chato e sem suspense nenhum apesar de ser interessantes o enredo e o 2º apesar da KS ter tentado melhorar ela ainda é muito má atriz na minha opinião e a história era bem ruim). O Hobbit eu fiquei meio decepcionada, esperava mais. Já o Lado bom da vida é fantástico! Os Miseráveis eu achei lindo e muito corajoso também mas não é filme para todos, tem que gostar MESMO de musical e o outro Branca de Neve é fofura totalmente e linda fotografia e figurino, diversão garantida )só isso mas quem quer mais né...)!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKK!Nada menina! Quem dera gostar de todos os filmes. ahahaha

      Mas é que realmente esse ano foi meio difícil não gostar de algum deles. ahaha

      Que bom que tu curtiu o post e obrigada pelo super comentário. Pois é, O Lado Bom Da Vida é bom mesmo né? ahahaha Eu amei!

      Bjos, obrigada por comentar. =)

      Excluir

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...