8 de setembro de 2013

Cinco anos de amizade

Imagem de Weheartit


Dizem que as verdadeiras amizades são para sempre. Que independente do tempo e da distância, e dos obstáculos, essas amizades irão sobreviver e retornar.Acho que não se tem tido muitas amizades verdadeiras ultimamente. Acho que não conheço ninguém que jamais perdeu um grande amigo. Pode ter sido por coisa séria, pode ter sido por um monte de bobagens acumuladas que acabou em distanciamento ou briga.

Brigar com um grande amigo é doloroso, claro. Mas pelo menos se coloca a coisa no papel. Está limpo, claro. Terminou por causa da briga. É possível voltar e pedir desculpas. E quando vão se distanciando? Não dá para dizer que acabou de verdade, se a última vez que vocês conversaram estava tudo bem. Não estava?

Um dia você acorda e percebe que faz duas semanas que não fala com sua melhor amiga. E ela nem te ligou para saber de você.  Logo, vocês duas que nunca paravam de falar. Todo o dia. Mesmo quando deixaram de se ver todo o dia. Pelo menos uma mensagem. O que foi que aconteceu? Quem parou de conversar com quem primeiro?

Acredito que quando você não tem respostas claras de quando que a amizade começou a dar errado, é pior ainda. É sentir raiva e saudades ao mesmo tempo. É tentar sufocar cinco anos da sua vida porque em todas suas lembranças, sua amiga estava lá. E agora ela não está mais.


No fundo, no fundo, você quer acreditar que foi verdadeiro aquele tempo, e que agora, bem, vocês mudaram demais, as vidas ficaram corridas. Não evoluíram juntas. Não estiveram presentes. Mas se era para sempre, não era para ter durado?  No fundo, no fundo, você ainda tem esperança. Toda vez que o telefone toca, as vezes no horário que ela costumava te ligar. Agora é ela. Vê que tem mensagem nova no facebook ou no Whats App, e no fundo reza para ser ela. Talvez ela não se importe. Ou talvez ela também esteja sofrendo achando que você não se importa. No fundo, você ainda tem esperança que vocês terão 50 anos, serão amigas e dirão: “você lembra daquela vez que a gente ficou sem se falar? Que besteira!”.

Fim de amizade consegue ser pior que fim de relacionamento. Você stalkeia a ex-amiga como louca, e tem certeza que é a culpa é sua de ter terminado. Você foi egoísta, foi ausente, foi chata, pisou mil vezes na bola. "Ela ta certa em não querer mais saber de mim! Eu também não ia querer mais ser minha amiga depois de tudo que eu fiz". Você reclama dela para seu namorado e para sua mãe, dizendo que tem certeza que ela nunca foi sua amiga de verdade. Lembra de todas as vezes que ela pisou na bola com você. Vê que ela está muito melhor sem você – e você está muito melhor sem ela.
Você sai com outras amigas. Você tem novas amigas e a vida com a qual sempre sonhou. Mas tem vez que você precisa daquela pessoa que te entendia como ninguém. Lembra que costumávamos dizer que ninguém jamais nos entenderia como a gente se entendia? Nós costumamos sonhar em envelhecer juntas.

As vezes você não consegue se lembrar porque quer tanto essa amizade de volta. Já fazia um bom tempo que as coisas não eram mais tão boas quanto no inicio. Mas sabe como é. Era a nossa amizade. Era para ter sido para sempre. Era a nossa maior certeza na vida. Que seriamos amigas até o fim. Só que o fim chegou antes do previsto. Agora me diz, eu jogo esses cinco anos da minha vida fora, ou eu ainda acredito que foi de verdade, mas teve que acabar? Você tenta se convencer que não deve precisar dessa amizade, afinal você está vivendo e está feliz, não?

Mas parece que sempre falta um pedaço. Uma sensação que não era para ter terminado assim. Será que um dia tem volta?

Quem já terminou uma longa amizade, que achou que ia ser para sempre? 

Daniela Mendes, 20 anos, futura médica. Seu maior sonho sempre foi cursar medicina. Coleciona sapatilhas e esmaltes, e é apaixonada por livros, seriados, culinária e gatos.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...