19 de setembro de 2013

Elysium- um dos filmes de ação e ficção mais divertidos do ano


Chega aos cinemas de todo o Brasil no dia 20 de setembro o novo filme do diretor Sul-Africano Neill Blomkamp (Distrito 9), “Elysium”. O título refere-se a uma estação espacial, em forma de uma roda, que orbita um pouco além dos limites da Terra.

O longa narra a história de Max (Matt Damon), um ex-pesidiário que sofre um acidente radioativo. Para se salvar ele procura a ajuda de Spider (Wagner Moura), um hacker que atravessa pessoas ilegalmente para a base chamada “Elysium”, passando pela vigilância impiedosa da secretária Delacourt (Jodie Foster), responsável por manter a perfeição da estação espacial. Para ajudar Max, Spider exige que sejam roubadas informações sigilosas sobre a separação dos dois mundos. Para a missão, ele contará com a ajuda da sua amiga Frey (Alice Braga), que possui uma filha doente. 

Premiado com um Oscar, como roteirista, por “Gênio Indomável”, e consagrado pelos filmes de ação, Matt Damon está muito bem como protagonista e consegue transpor toda rebeldia e astúcia de Max em um mundo injustiçado e desigual em que vive. Jodie Foster está azeda e sem compaixão na pela da ambiciosa secretaria Rhodes. O vilão do filme, interpretado pelo ator Sharlto Copley, consegue ser cruel o bastante e mostra um verdadeiro mau-caráter ao publico.  Porém, os grandes destaques do elenco são dois atores brasileiros de peso Wagner Moura e Alice Braga.


Alice já é velha conhecida de Hollywood e já apareceu em várias produções de diferentes gêneros e estilos (como Predadores, Eu Sou a Lenda, Ensaio Sobre a Cegueira, entre outros). Em “Elysium”, Alice aparece como a protagonista feminina, amiga de infância do protagonista e peça importante na história, responsável por cenas emocionantes. Já Wagner Moura está incrível na pele de Spider. O ator soube trazer ao personagem uma personalidade única e marcante. O longa marca a estreia do eterno “Capitão Nascimento” no cinema de Hollywood, ele teve sua atuação considerada “fantástica” pelo jornal “The New York Times” e é peça chave na trama, participando efetivamente de toda a ação. 

O cenário lembra muito o projeto passado do diretor, Distrito 9.  A trama por si só já é bastante interessante, e o roteiro é bem elaborado. A veia política e assuntos polêmicos envolvendo imigração, meio ambiente, diferença social e outras tantas metáforas estão implícitas dentro do longa. O enredo futurista ganha ares de realidade ao tratar da diferença entre ricos e pobres.  


Em “Elysium” você encontrará ótimas sequencias de ação bem encaixadas nas cenas junto a efeitos visuais incríveis que não perdem em nada a esses novos filmes de super-heróis (como “Homem de Aço”). Pareado a essas cenas está toda a carga dramática que envolve a amizade de Max e Frey, além de muitos flashbacks para lembrar promessas do passado e mostrar os laços da amizade. Cenas como essas estão muito bem distribuídas no longa e podem até emocionar o público. 

“Elysium” tem alguns defeitos (principalmente com relação ao desfecho), mas nada descarado que possa atrapalhar a trama. O longa também possui excesso de violência nas cenas de ação. As cenas de granadas explodindo nas pessoas não ficam apenas no imaginário ou na expressão no rosto dos atores, todo o sangue é mostrado em cena.  Embora também se encontre uma “beleza inesperada” em cenas de  destruição, como quando Max luta com um robô agressivo, tudo desliza em câmera lenta, calmo e silencioso, que pode fazer o espectador sentir o mesmo que o protagonista. 

Fora a celebração de Wagner Moura estreando com pé direito em Hollywood, são tantos outros elementos positivos que transformam “Elysium” em um dos filmes de ação mais divertidos do ano. Recomendo!

Avaliação: Ótimo 



0 comentários:

Postar um comentário

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...