26 de setembro de 2013

O Tempo e o Vento- o filme conquista pela qualidade, os detalhes e as boas atuações


O novo filme do diretor Jayme Monjardim (Olga), “O Tempo e o Vento”, é baseado no livro "O Continente", da série literária escrita por Érico Veríssimo. A história é uma trilogia e conta ainda com os romances "O Retrato" e "O Arquipélago". O longa estreia no dia 27 de setembro nos cinemas. 

Sinopse: Rio Grande do Sul, final do século XIX. As família Amaral e Terra-Cambará são inimigas históricas na cidade de Santa Fé. Quando o sobrado dos Terra-Cambará é cercado pelos Amaral, todos os integrantes da família são obrigados a defender o local com as armas que têm à disposição. Esta vigília dura vários dias, o que faz com que logo a comida escasseie. Entre eles está Bibiana (Fernanda Montenegro/Marjorie Estiano), matriarca da família que recebe a visita de seu falecido esposo, o capitão Rodrigo (Thiago Lacerda). Juntos eles relembram a história não apenas de seu amor, mas de como nasceu a própria família Terra-Cambará.


Com uma fotografia incrível com belas paisagens e ângulos (o responsável pela fotografia do filme é Affonso Beato), o longa conquista pela qualidade: os detalhes e as boas atuações do elenco. Grandes nomes como Fernanda Montenegro (que mais uma vez emociona com sua atuação), Paulo Goulart e Luiz Carlos Vasconcelos, se juntam a jovens e talentosos atores como: Thiago Lacerda, Marjorie Estiano e Cleo Pires. Todos unidos para contar uma história de guerra que atravessou gerações. 

O filme é todo em flashbacks, contados pela personagem Bibiana, desde a geração de sua Bisavó e sua Avó Ana Terra, até a paixão da personagem pelo capitão Rodrigo, pareado a política do Rio Grande do Sul, alcançando a Revolução Federalista do fim do século 18. Assim, desde o início da trama já sabemos o destino do protagonista. Thiago Lacerda é destaque pela sua brilhante atuação de um autêntico capitão Gaucho.  O ator dá ritmo às cenas e consegue, em alguns momentos, ser o alívio cômico da trama. Ao mesmo tempo em que ganha a simpatia do público, consegue também a antipatia em algumas cenas. 

Pelo fato da narradora ser Bibiana, tudo na história tem um ar bem romântico, por isso, a guerra e a revolução acabam não sendo tão exploradas visualmente. Alguns detalhes são incômodos, como a troca de atrizes da fase jovem-adulta, para a fase velha (principalmente com relação à personagem de Cleo Pires, que, de repente, vira a atriz Suzana Pires e mais pra frente se transforma em outra atriz. - Seria melhor fazer uma maquiagem para envelhecer). Porém, o longa consegue emocionar e prender atenção do público (assim como Olga), justamente por explorar essa questão das gerações com relação ao tempo. 

Vendo como um todo, “O Tempo e o Vento” é um belo filme (vai agradar principalmente os gaúchos). Contudo, falo como mero espectador, não posso fazer comparações com o livro, pois ainda não o li. 

Obs: Acho que o diretor cortou muitas cenas na versão final. Pois muitos atores que aparecem no SET de gravações, não aparecem no filme. 

Avaliação: Bom 




1 comentários:

  1. Oi, Jorge.

    Ameiiiiiiiiiiiiiiiiii o post, ai eu quero muito assistir esse filme sério. Amei mesmo.

    ResponderExcluir

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...