15 de setembro de 2013

Sobre mudança

                                Imagem do site Weheartit  

Alguém disse para mim outro dia: “as pessoas só mudam quando a situação fica insuportável”. É do Dr. House aquela frase: “as pessoas não mudam”. Mas será verdade mesmo que alguém sempre será o mesmo, durante todos seus anos de vida? Durante muito tempo eu acreditei em House. Mas hoje já vejo que não é bem assim...

Então é possível deixar de ser quem você era antes, e se tornar alguém melhor? E é possível se tornar alguém pior? Aquelas pessoas com quem você se desaponta muito, elas mudam?No fim, estou chegando a algumas conclusões. Eu acho que algumas características sempre são a essência de quem você é, e essas são coisas que não dá para mudar. Supondo, por exemplo, que você seja uma pessoa muito impaciente. Você pode sim aprimorar esse seu defeito, e trabalhar para melhorá-lo. Mas acredito que no fundo, no fundo, você sempre será um pouco impaciente. Pode diminuir, mas nunca você terá uma santa paciência.

É possível, então, acabar com esses defeitos psicológicos que todo mundo tem e que em algum momento da vida começa a incomodar. Ou pelo menos tornar esses defeitos e fraquezas mais simples para você mesmo e para as pessoas que convivem com você. Mas não acredito em mudança de uma hora para outra não. Eu acredito que mudança é um trabalho diário por muitos anos. É algo que você terá muitas recaídas, mas se está realmente disposto a melhorar, é possível, não fácil.

 Dá para evoluir, para crescer, amadurecer, aprender com seus erros, mas você nunca será outra pessoa além de você mesmo. São os traços fortes da nossa personalidade, aquilo que define quem você é. E realmente, só conseguimos mudar de verdade, ter essa força de vontade para alterar o que não gostamos na gente, quando está insuportável. Porque mudança é algo muito profundo. Se está confortável do jeito que ta, ninguém vai querer alterar a situação.

E aquela velha história, “fulano mudou, ele não era assim”? Nesse caso, eu só tenho algo a dizer: as pessoas não mudam, elas se revelam. Pode ter certeza. Principalmente quando a gente gosta muito de alguém, nós nos recusamos a ver sinais muito claros que a pessoa não é da maneira que queríamos. Mas recusamos a ver, e ai vem a decepção. Isso no caso de parecer que a pessoa mudou do dia para a noite. Ela sempre foi assim, você não queria ver. Agora, se ela já tem se mostrado diferente há um bom tempo, pode ser que ela esteja mudando. Pode ser que você mesmo também esteja mudando, e ai a relação pare de fazer sentido.

A única coisa constante na vida é a mudança. E a gente tem medo da mudança. É algo que muitas vezes resistimos muito e que nos faz sofrer. Mas sua vida estar mudando é um bom sinal. É um sinal que você está avançando “de nível”. E por fim, lembre-se: a única coisa que você tem poder para mudar é você mesmo. O resto está além do seu controle.


Daniela Mendes, 20 anos, futura médica. Seu maior sonho sempre foi cursar medicina. Coleciona sapatilhas e esmaltes, e é apaixonada por livros, seriados, culinária e gatos.

2 comentários:

  1. Dani, amei seu post! Nossa, a cada post que você escreve eu fico impressionada, sério. Então, eu acho que sim, nós mudamos e pessoas que estão ao nosso lado mudam também. Nem sempre é para o lado positivo mas as vezes ( as vezes não, sempre) mudar é algo bom. As vezes com mudança, você pode encontrar grandes srupresas não é mesmo? Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karlinha, fico feliz com o elogio. Eu estava mesmo me perguntando o que você estava achando dos textos. Bjs.

      Excluir

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...