13 de outubro de 2013

A Felicidade na Era da Ansiedade

imagem: Weheartit

Vocês sabem o que é ansiedade? Eu definiria como aquele sentimento de esquisito, é um medo prolongado, que causa sensações estranhas no organismo – pode ser desde enjoo, tremores, mão suadas, insônia, coração disparado...

Não sei se é o meio que eu vivo, mas a maioria das pessoas que eu conheço tem algum grau de ansiedade. Quem nunca teve dificuldade para dormir antes de uma ocasião importante atire a primeira pedra.
Nosso estilo de vida no mundo atual favorece a ansiedade. Não vivemos bem no tempo presente, estamos sempre ocupados com o que vem em seguida.

Já viu aquelas contagens regressivas de “faltam não sei quantos dias para tal coisa”? então, isso é um exemplo de como a cultura atual favorece a ansiedade.
Vivemos recebendo milhares de estímulos, que não só contribuem para deixar nossa mente agitada, como também aumenta a listinha de coisas que precisamos ter/ser para ser feliz. Começamos a fazer na nossa cabeça milhares de planos loucos, para quando tal dia chegar e a minha vida for desse jeito, então finalmente eu vou ser feliz.

Apostamos todas nossas fichas em sonhos e planos para o futuro. O problema é quando esse presente nunca chega. Ou então chega, e na maioria das vezes, não é tão bom quanto o imaginando – e nunca é, porque a vida real tem essas coisas de rotinas e probleminhas chatos, que por mais feliz que a gente esteja, nunca é 100% perfeito quanto na nossa imaginação. E nos predemos naquele ciclo interminável: quando eu estiver na faculdade, quando eu tiver um namorado, quando eu tiver dinheiro para comprar todas aquelas coisas, quando eu for magra, coisas assim. E com isso, nossa vida vai passando e nunca aproveitamos de verdade o momento presente.

Essa semana eu aprendi a minha nova definição de felicidade: felicidade é quando queremos que aquele momento não termine nunca. Quando você não está esperando o próximo capítulo e sim curtindo cada segundo daquele momento atual.Quanto mais momentos que você não quiser que acabe em sua vida você tiver, mais feliz você vai ser. E menos ansioso. Para que ficar vivendo pelo que pode vir, se você já pode ser feliz agora? Dá para ser feliz com você tem. É uma mudança de foco: ao invés de pensar só nas coisas que você não tem ou não é, por que não ver as coisas boas que tem na sua vida?

O que todo mundo quer é ser feliz. E temos muito medo de não sermos. Por isso a fixação em planejar e sonhar, tentando controlar os acontecimentos para tudo sair como o planejado e assim sermos felizes. Mas precisa? Perdemos tanto tempo dentro das nossas cabeças ansiosas, que nem estamos vendo o tempo passando, a vida passando... A ansiedade vira uma prisão dentro de nossas mentes.


Daniela Mendes, 20 anos, futura médica. Seu maior sonho sempre foi cursar medicina. Coleciona sapatilhas e esmaltes, e é apaixonada por livros, seriados, culinária e gatos.

1 comentários:

  1. Nem me ale de ansiedade;Meu problema é querer fazer tudo rapido para acabar logo. Mas quando era criança ja fui em psicólogo por causa dela...

    ResponderExcluir

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...