19 de janeiro de 2014

Como você se vê?

weheartit.com 

A beleza está nos olhos de quem vê.

Essa frase é tão clichê, que eu acho que todo mundo já tenha ouvido falar dela.  Serei mais uma dessas pessoas que tentam explicar porque isso é verdade. Como sempre, vou tentar fugir do senso comum.
Eu estava junto com uma amiga (Y) minha olhando as fotos de uma festa que uma amiga nossa (Z) tinha ido. A Z tem quadril largo (assim como eu tenho) e ao olhar as fotos eu estava pensando: “como ela teve coragem de ir a festa com esse vestido, deixou o quadril dela maior ainda.” Então a Y (que praticamente não tem quadril) comentou comigo “Esse vestido ficou maravilhoso nela, ela tem um quadril largo, ficou tão bonito”.

Pois é. Exatamente o oposto que eu estava pensando e nós duas estávamos olhando para a mesma foto. Nossa visão de mundo é alterada pelas nossas experiências pessoais. Ninguém vê a realidade de fato; o que nós vemos é uma mistura da realidade com nossos sentimentos, opiniões e pensamentos. E eu que sempre tive implicância com meu próprio quadril, claro que iria ver isso de maneira negativa em outra pessoa. Pode ter certeza: é mais comum gente que é inseguro com o próprio corpo dando palpite em corpo alheio do que gente que se sente bem e segura de si mesmo.

Para mim, essa situação foi a prova do quanto o conceito de “belo” é uma coisa relativa e depende da experiência de cada um. E o que acontece é que esse conceito de “beleza” está deturpado. Enfiaram na nossa cabeça que só existe um tipo de coisa bonita e nós gastamos nosso tempo, tentando se parecer com esse conceito. Alisamos o cabelo, emagrecemos, usamos maquiagem, usamos roupas que nos valorizam...
Já parou para pensar o quanto é uma loucura essa coisa de “valorizar”? Sabe o que é uma roupa que te valoriza? Uma roupa que te deixa mais próxima do padrão de beleza. Que te deixa mais magra, mais alta, com os seios maiores (mas não tão maiores) e nisso entramos numa onda de consumo e infelicidade tentando parecer cada vez mais com pessoas que não existem (photoshop) e assim as empresas lucram, a indústria farmacêutica lucra e por ai vai.

Então, sabe o que fica mais bonito em você? O que você gosta. Aquela roupa que te faz se sentir linda. E se você nunca se sente linda, então algo realmente errado. Sabe o que é? Nem todo mundo vai te achar bonito, nem que você pareça a Gisele Bundchen (eu tenho um amigo que acha ela sem graça). E nem todo mundo vai te achar feio. Sempre vai ter alguém que vai olhar para você e pensar: “hm, hm, bonitinha” (citando Gossip Girl).

Mas você não está aqui para agradar todo mundo. Todo mundo é resmungão. Existe uma pessoa com quem você tem que viver todo o dia e essa pessoa é você mesmo. Pare de tentar ser outra pessoa e procure o que você gosta em você. Mostre ao mundo quem você é e o que você faz.
Mesmo que não se pareça em nada com a última capa da Boa Forma.  Chega de dizer que não pode pintar o cabelo de vermelho porque sua pele é muito escura. Quem inventou isso? Se você acha que fica bonito, vá lá em frente e pinte. As pessoas falam que ficou feio e criticam sabe por quê?
 Porque elas têm muito medo de pessoas que são diferentes. Pessoas que desafiam essas regras e padrões criados. Não, você não está feia. Isso é relativo.  Você só está sendo diferente do comum e isso é um direito seu.

Lembre-se: sua felicidade está nas suas mãos. Então você tem que agradar a si mesmo primeiro.



Daniela Mendes, 20 anos, futura médica. Seu maior sonho sempre foi cursar medicina. Coleciona sapatilhas e esmaltes, e é apaixonada por livros, seriados, culinária e gatos

0 comentários:

Postar um comentário

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...