20 de fevereiro de 2014

Clube de Compras Dallas - Atuações espetaculares, ótima história e forte crítica às políticas farmacêutica nos EUA



Chega aos cinemas, nesta sexta-feira, o drama “Clube de Compras Dallas”, novo projeto do diretor canadense Jean-Marc Vallée (A Jovem Rainha Vitória) que narra a história real da luta pela sobrevivência contra a AIDS do eletricista Ron Woodroof, no final da década de 80. 

Sinopse: Baseado em uma história real, o filme se passa na década de 1980 e retrata o dia a dia do eletricista texano Ron Woodroof após ser diagnosticado com o vírus da AIDS. Em uma batalha contra a indústria farmacêutica e os próprios médicos, Ron procura tratamentos alternativos e passa a contrabandear drogas ilegais do México.

Até então, a AIDS era uma doença nova e desconhecida, ligada diretamente aos homossexuais. A partir do momento que um eletricista “caubói” homofóbico é diagnosticado com a doença, começa então uma batalha incerta através de alternativas não convencionais, porém que trazem bons resultados e uma busca ferrenha pela sobrevivência. 


Matthew McConaughey está sensacional em sua interpretação de Ron Woodroof, tanto fisicamente quanto psicologicamente o ator se entrega ao personagem de maneira única e convence a todos. Jared Leto também não fica atrás e se transforma para dar vida a Rayon, travesti que também possui o vírus HIV. Ambos acabam cruzando suas histórias de vida para tentar vencer a doença e os preconceitos impostos contra quem é vítima da AIDS. Jennifer Garner também está muito bem na pele da Dra. Eve Saks, que, durante a trama, vive o dilema de acreditar piamente no governo e na medicina convencional ou tentar entender esses medicamentos alternativos que estavam ajudando tanta gente. 

A marcante interpretação dos protagonistas já é ponto forte do filme, porém o grande barato é acompanhar a batalha contra a ganância das grandes empresas farmacêuticas que, muitas vezes, visam apenas o lucro, deixando a verdadeira “cura” de lado. Ron Woodroof (apesar da vida desregrada que levava antes de adquirir o vírus) foi corajoso e travou uma luta descomunal.  Lutou como pôde contra uma doença terrível que atinge muitas pessoas e provou para todos e para si mesmo que poderia ir mais longe do que imaginava. 

O filme é irônico e verdadeiro, e acaba ocasionando uma discussão sobre descobrir o que muitas vezes acontece por trás de determinados medicamentos, que podem ser indicados para curar determinada doença, porém não produzir o efeito necessário. Apesar do tema delicado e polêmico para época, o filme é direto e ágil, com roteiro dinâmico, boa fotografia e direção de arte e uma trilha sonora discreta, mas muito bem selecionada. 

Vale lembrar que Matthew McConaughey  e Jared Leto já foram os vencedores dos prêmios da edição de 2014 do Globo de Ouro – melhor ator para Matthew e melhor ator coadjuvante para Jared. Recomendo o filme e vamos aguardar o Oscar! 

Avaliação: Ótimo 




A semelhança entre Matthew McConaughey  e Ron Woodroof é visível 


2 comentários:

  1. Jorge, amei demais o post. Estou super empolgada para ver esse filme pq adoro os atores. Como sempre seus posts nos deixam com um gosto de quero mais né? bjos

    ResponderExcluir
  2. Valeu Karlinha!! O filme é muito bom mesmo... Bjo grande.

    ResponderExcluir

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...