30 de abril de 2014

Getúlio- Bom thriller político de caráter histórico retratado com grande maestria por Tony Ramos


Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil viveu um período democrático onde os presidentes eram eleitos através do voto direto e secreto. Os principais partidos da época eram o PSD, PTB e a UDN. Depois do governo Dutra, Getúlio Vargas voltou à presidência em meio a uma grande crise. Para contar os 16 últimos dias de Vargas, Tony Ramos brilha como protagonista do filme “Getúlio”, do diretor João Jardim, que estreia quinta agora nos cinemas. 

Sinopse: O longa não aborda a era do populismo de Vargas, e nem o início do seu primeiro mandato, com o fim da revolução de 30. Ou seja, não é a história de vida do presidente. Pressionado por uma crise política sem precedentes, em decorrência das acusações de que teria ordenado o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, ele avalia os riscos existentes até tomar a decisão de se suicidar.


Através de sonhos com militares invadindo o Palácio do Catete, e as inúmeras desconfianças de seus aliados, o filme vai moldando todo um clima sufocante de incertezas e medo do protagonista. Tony Ramos transpõe na tela os trejeitos e uma caracterização impecável. O ator passou por maquiagem e trabalho de preparação de mais de duas horas diárias. Todo o esforço valeu a pena, pois ele está fantástico na pele de Vargas e consegue passar toda a angústia e os medos do Presidente.

O filme foca na crise do governo, graças ao um fato que abalaria profundamente o presidente: o atentado contra Lacerda, que acabou tirando a vida do major da aeronáutica Rubem Florentino. A grande imprensa atacou diretamente Vargas, e os generais deram um ultimato a Getúlio: ou renunciava ou seria derrubado. 

O diretor João Jardim acaba criando um suspense psicológico que, apesar de já sabermos o desfecho, causa apreensão até a cena final. O elenco é formado por globais que exercem bem os papeis. A filha do Presidente, Alzira, é interpretada por Drica Moraes, que moldou uma personalidade forte para a herdeira e companheira política de Vargas. Alexandre Borges vive o jornalista opositor de Getulio, Carlos Lacerda. Lutero Vargas, filho e médico particular de Getúlio, é interpretado por Marcelo Médici. Completam o elenco; Adriano Garib, como General Genóbio da Costa, Alexandre Nero como Coronel Scaffa e Jackson Antunes como Café Filho. 


A famosa carta que o “pai dos pobres” escreveu para justificar sua morte e faze-ló “entrar na história”, também é abordada na trama. O povo brasileiro comoveu-se com o final trágico do ex-ditador que também foi o responsável pela criação das leis trabalhistas, criou empresas estatais e estimulou o crescimento industrial. O reflexo de tudo isso é explicado no desfecho do filme, onde são mostradas cenas reais do povo desolado acompanhado o caixão de Getúlio pelas ruas da cidade. 

O filme acaba firmando-se com um bom thriller político que vale pelo caráter histórico e para dar uma refletida na política nacional. 

Avaliação: Bom


0 comentários:

Postar um comentário

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...