4 de maio de 2014

O pecado é comer


Que o deus fitness nos proteja de todo esse chocolate maligno.

No pain, no gain. Você não vai conseguir a bunda que quer sentada na bunda que quer. Qual é a sua desculpa? Quer emagrecer? Coma um hambúrguer pelada diante do espelho...

Eu podia escrever um livro só com essas frases “motivacionais” do movimento “vida saudável”. São sempre acompanhadas de imagens de uma pessoa supermalhada, quando não tem em comparação alguém gordo para causar ainda maior o efeito. Essas frases tem como o objetivo “motivar”, “inspirar” qualquer um que deseje ter o “corpo perfeito”, mas alguém já parou para pensar no quanto essas frases são violentas?

Sim, para mim é violência contra si mesmo obrigar seu corpo a sentir dor. A passar fome. A comer 12 ovos por dia e 1kg de frango. A aguentar horas exaustivas na academia. A fazer uma hora mais de esteira porque “jacou no fim de semana”. (Eu não jaco, nunca. Eu simplesmente como o que eu quero).

Para mim, tudo isso só mostra a perpetuação da falta de amor próprio. Ninguém que se ama vai se obrigar a comer o que odeia ou fazer exercícios que te machucam só para conseguir um corpo perfeito. E nem venha me falar que tudo isso é pela saúde.

Qualquer página fitness está cheia de histórias sobre “chorar de vontade de comer chocolate, mas não comi, sou uma vencedora, resisti à compulsão”. Aliais, a compulsão alimentar periódica, que é uma doença, virou comer um pedaço de pudim depois do almoço no domingo. Ou uma trufa na segunda de tarde. Ou uma pizza com os amigos.  Que busca por saúde é essa que faz as pessoas sofrerem tanto?
O pecado é comer. A penitência é exercícios físicos, passar fome, tomar suco de couve com gengibre e o céu... Ah, o céu é o tal “corpo perfeito”.

Só que o céu nunca chega, porque como todo pecador, você cede ao churrasco no fim de semana! Oh horror, você é uma compulsiva descontrolada gorda que nunca chegará ao corpo perfeito.Mais amor gente! Como sempre, vale ressaltar que não tem nada de errado em querer um corpo X ou seguir um estilo de vida Y, se isso te faz feliz. 

Mas desculpa, por mais que ser gordo e/ou comer demais te faça infeliz, não é emagrecendo ou malhando quatro horas seguidas da academia que você vai encontrar a felicidade. Você pode mudar por fora, mas felicidade é interna. Na verdade achar que emagrecer vai te fazer feliz é a mesma coisa que pensar que pintar o cabelo de loiro vai mudar sua vida. Não vai.

E qualquer coisa que te faça sofrer, só vai te fazer mais infeliz, por mais que “só seja até eu chegar no meu objetivo”. Antes de fazer qualquer escolha, de escolher qualquer objetivo, escolha o que vai te fazer feliz. É comer chocolate? Coma um pedacinho todo o dia. É dançar? Dance, não precisa ir fazer musculação. Só se sente satisfeita com uma barra toda de chocolate? Já pensou que tudo que é proibido é muito mais gostoso, e se você de fato comer a tal da barra, uma hora perde a graça? (Não, você não vai engordar 20kg. Comer o que tinha vontade foi o que me salvou desse mal chamado dieta e compulsão.)

Até chegar seu objetivo, você está perdendo vida fazendo coisas que só te fazem mais infeliz. Sofrimento não é bom. Dor não é boa. Sentir fome não é bom. Vamos colocar isso na cabeça e esquecer toda essa violência contra si mesmo. Mais amor próprio!


Daniela Mendes, 21 anos, atualmente no quarto período de medicina. Desde criança adquiriu a mania de ler tudo e qualquer coisa que encontrasse pela frente e logo depois começou a escrever também. Gosta de ouvir música o dia todo, ver seriados, cozinhar e principalmente de comer depois. Tem quatro gatos e queria ter uns 400. 

2 comentários:

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...