3 de setembro de 2014

Se Eu Ficar- Tom melancólico com personagens carismáticos e reflexões sobre a vida


O novo drama adolescente “Se Eu Ficar” (If I Stay) é baseado no livro da escritora Gayle Forman (antes da exibição do filme na cabine, todos os jornalista ganharam o livro pela editora Novo Conceito) e atualmente esta entre os mais vendidos nas livrarias de todo Brasil. O filme, protagonizado por Chloë Grace Moretz (Kick Ass), chega aos cinemas no dia 03 de setembro. A direção é de  R.J. Cutler.

Sinopse: O filme gira em torno de Mia (Chloë Grace Moretz), uma violoncelista de 17 anos, em coma após um acidente de carro devastador que matou o resto de sua família. Inconsciente, Mia consegue viajar através de suas memórias e experiências, enquanto tenta decidir se deve acordar ou morrer. (Filmow)


Mesmo com a temática e cenas extremamente melancólicas e o ritmo muitas vezes lento demais, o longa convence pelo tema abrangente que envolve as escolhas e os desafios vividos pela jovem protagonista. Os personagens são extremamente carismáticos (principalmente os pais de Mia) e logo de cara conseguem a empatia do público; O que faz com que a tragédia seja sentida com mais  veemência pelos espectadores. 

As atuações são destaque principalmente entre o casal protagonista (Chloë e Jamie Blackley) que possuem uma boa química e conseguem convencer em suas afinidades e diferenças. É interessante acompanhar também a comovente e particular relação que o casal tem com a música de maneiras completamente distintas; enquanto a personagem de Chloë toca com a alma o violoncelo, seu namorado possui uma banda de rock que começa a ganhar cada vez mais destaque no meio musical. 


A fotografia (composta por pelas cidades canadenses Vancouver e Coquitlam) e a trilha sonora também merecem destaque. A ordem não cronológica e ilustrada com flashbacks da protagonista também acaba por enriquecer bastante a trama. Devido à família roqueira de Mia, os diálogos e a temática de referências às bandas e ao estilo do rock também é interessante de acompanhar. Em alguns momentos o longa lembra filmes com histórias parecidas como; Ghost, Se Fosse Verdade e Um Olhar do Paraíso.

Mesmo sabendo que o filme tem um apelo maior com o público jovem (e vai agradar), serve também como uma reflexão sobre a importância dos momentos e dos valores aprendidos e vivenciados durante a rotina e a convivência no dia a dia com as pessoas que realmente são importantes. Apesar de sempre existir planejamentos futuros, a qualquer momento  tudo pode mudar. 


Completam o elenco; Mireille Enos como a mãe de Mia; Kat Hall. Joshua Leonard como o pai; Denny Hall e Liana Liberato como Kim Schein. 

Avaliação: Bom


2 comentários:

  1. Olá, Jorge
    Tudo bem?
    Ouvi falar muito sobre o filme, também já li várias indicações em blogs, a sua me chamou muita atenção, parabéns pelo modo de escrever. Ficou show!
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  2. Fala Poliana! Tudo bem e você?
    Obrigado e espero que você goste do filme.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...