28 de novembro de 2014

A Esperança – Parte 1 – Mais dramático e menos dinâmico, terceiro filme da série aumenta a ansiedade para desfecho


Está em exibição, nos cinemas, o terceiro filme da série literária de sucesso da escritora Suzanne Collins, “Jogos Vorazes – A Esperança – Parte 1”. O longa é dirigido pelo visionário Francis Lawrence e protagonizado pela jovem sensação de Hollywood, Jennifer Lawrence.

Sinopse: Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) encontra-se no Distrito 13 depois de ter literalmente acabado com os jogos para sempre. Sob a liderança da Presidenta Coin (Julianne Moore) e seguindo os conselhos de seus amigos de confiança, Katniss abre suas asas tanto quanto luta para salvar Peeta (Josh Hutcherson) e toda uma nação movida por sua coragem.


Filmes que acabam virando sagas e são considerados de transição não tem um início e um fim definido. Por isso, é essencial assistir, antes de “A Esperança”, os primeiros filmes da história. Na “Parte 1”, somos apresentados a um cenário de guerra e a uma protagonista tensa, preocupada, com medo do futuro que terão as pessoas importantes para ela. 

De fato, a carga politica e teor pareado com a realidade das páginas dos livros é transmitida para o longa. Isso faz com que a saga não seja fútil e tenha reflexões para discussões pós- filme. A ação vista nos outros filmes fica mais de lado, dando lugar para os dramas e desafios enfrentados por Katniss . Como não há Jogos no longa, a trama perde um pouco do ritmo dos dois primeiros filmes. A história é mais dramática e arrastada, e estratégias são visadas tanto do lado da Capital, quanto dos refugiados. 



A terceira parte explora, ainda, a forma de como a propaganda é usada para definir o cenário de um conflito. É interessante a premissa em cima da voz da revolução, no caso Katniss Everdeen, sobre a forma de como são tratadas as questões de imagem e ação em uma era de mídia. A música cantada por Katniss, que vira hino da revolução, ilustra bem isso. 

O elenco é composto por grandes e renomados atores e jovens talentos da atualidade: Josh Hutcherson , o Peeta,  é destaque mas não aparece muito na trama, dando espaço maior para Liam Hemsworth, o Gale.


Dentre todos estes, o trio Jennifer Lawrence, Julianne Moore, e Philip Seymour Hoffman (em um de seus filmes póstumos) são, com certeza, as forças do filme, tanto no enredo quanto na perspectiva de desempenho. Juntos, eles conseguem moldar a trama com um senso de gravidade e importância condizente com seus temas difíceis. O veterano Donald Sutherland também está cada vez mais odioso com seu personagem temido, o Presidente Snow. 


Filmes com temáticas parecidas estão brotando nas salas de cinemas. Opções para os variados gostos e gêneros não faltam. A meu ver, ” Jogos Vorazes” está na frente de todos. Uma saga que prometeu ser a nova sensação “movie-teen” do momento mostra toda sua maturidade agradando diversas faixas etárias e até os críticos mais chatos, provando ser maior que rótulos. Vamos aguardar o desfecho de toda a história na “Parte 2”. 

Avaliação: Ótimo


0 comentários:

Postar um comentário

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...