6 de novembro de 2014

Interestelar - Grandes atuações e visual deslumbrante para uma trama repleta de exageros e sentimentos


Difícil mesmo é escrever essa crítica sem soltar algum tipo de spoiller do filme. Porém, a trama é justamente assim, criada para surpreender e dividir opiniões. O trailer não entrega nada e atiça a vontade de correr para salas de cinema para poder descobrir os segredos de mais um (ousado) projeto do excelente Christopher Nolan (A Origem, nova trilogia de Batman). Além do mais, o elenco - que conta com veteranos e jovens talentos de Hollywood- também é um forte chamariz para a película. 

O filme chega aos cinemas na próxima quinta-feira, 6 de novembro.  


Sinopse: Um grupo de exploradores faz uso de um buraco negro recém-descoberto para superar as limitações de uma viagem espacial humana e conquistar as grandes distâncias relacionadas a uma viagem interestelar. (do site Filmow).

De fato, Nolan é um gênio quando se trata de prender o espectador e deixá-lo envolvido com a história. Durante as suas três horas de duração, só olhei para o relógio uma vez ,já no fim do filme. O misto de sentimentos, que envolve tensão, emoção e reviravoltas surpreendentes, acompanha a trama e seus personagens carismáticos e enigmáticos. 

Grandes atuações 

O elenco é encabeçado pelo vencedor do Oscar do ano passado, Matthew McConaughey, que justifica o prêmio com um desempenho impressionante na pele de Cooper, um engenheiro viúvo e pai de dois filhos, que virou fazendeiro e planta milho para subsistência. Junto a ele, está a excelente Anne Hathaway, que interpreta Dra. Amelia Brand a companheira do personagem de Matthew no espaço. Jessica Chastain interpreta a filha de Cooper na fase adulta. (na fase criança ela é interpretada brilhantemente pela jovem atriz Mackenzie Foy).


Completam o time ainda o veterano Michael Caine, como Dr. Brand; e David Gyasi e Wes Bentley, como os astronautas Romilly e Doyle, além de duas luxuosas participações de Ellen Burstyn e Matt Damon. (prefiro não comentar quais são seus personagens para não entregar cenas chaves do filme).

A trilha sonora de Hans Zimmer, os efeitos, fotografia e toda a estética visual estão impecáveis, e também são destaque na trama. Pude perceber algumas referências ao clássico “2001 - Uma Odisseia no Espaço” e há cenas que lembram “Gravidade” de Alfosón Cuáron.


Desfecho duvidoso (este parágrafo contém Spoillers).

 O desfecho, porém, é muito confuso e um pouco decepcionante. Mostra que a força do amor (no caso amor de pai para filha) pode ser a resposta para o futuro ameaçado da humanidade. As teorias inventadas são completamente confusas e tão absurdas de um jeito que só mesmo absorvendo tais ideias para poder se ligar na mensagem final que o longa quer transmitir. Talvez o roteiro de Jonathan Nolan (o irmão do diretor) deveria ser mais convincente e menos mirabolante, para obter um final diferente e que não prejudicasse toda a maestria das sequências até determinado momento. 

Emoções à flor da pele.

Mesmo assim, “Interestelar” não deixa de ser um belo filme e cheio de grandes atuações. Além disso,  o longa tem a coragem de ser abertamente sentimental, fazendo perguntas sobre o sentido da vida em meio a um espaço tão grandioso, belo e repleto de surpresas. 


Avaliação: Bom

Obs: Assistir em IMAX vale muito a pena. 


1 comentários:

  1. Só por ter a Anne neste filme, já me chama a atenção. Difícil hoje é ter uma história de filme, q não seja baseada em livro, e que seja boa....
    http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...