27 de novembro de 2014

Irmã Dulce - Emocionante longa biográfico


Madre Tereza já dizia “As mãos que ajudam são mais sagradas que os lábios que rezam”, pois assim como ela, o Anjo Bom da Bahia, Irmã Dulce rezava muito, mas ajudava mais ainda. Chega aos cinemas, na quinta-feira agora (27), o emocionante longa biográfico “Irmã Dulce”, do diretor Vicente Amorim (Corações Sujos). 

Sinopse: “Irmã Dulce” conta a emocionante história da mulher que, indicada ao Nobel, chamada em vida de “Anjo Bom da Bahia” e beatificada pela Igreja, nunca se importou com títulos. A história de uma mulher cujo único objetivo era confortar os necessitados, cuidar dos doentes, amparar os miseráveis – a qualquer custo, com a ajuda de quem fosse. (Filmow).


O filme possui atuações primorosas, bela fotografia, trilha sonora e um roteiro ágil e completamente envolvente, fazendo com que o mesmo (embora curto) não se torne cansativo. O longa toca não apenas as pessoas religiosas, mas quem realmente gosta de cinema e de ver uma boa e bela história sendo contada de maneira impar. 

É quase impossível não se emocionar ou se envolver com a trama de uma pessoa que conviveu com a pobreza e a miséria desde menina, não porque era pobre ou miserável, mas porque sempre via a mãe (interpretada por Glória Pires) ajudar aqueles que mais precisavam. A infância e adolescência não são exploradas no longa. A pequena Maria Rita (nome verdadeiro de irmã Dulce) aparece em flashbacks na memória da freira, já adulta, que tem que lidar com as dores dos necessitados, dores estas que são muitas.

A coragem de querer ajudar o próximo e a força de ir adiante perante tantos impedimentos (políticos, sociais e financeiros) transforma Irmã Dulce em um verdadeiro anjo bom. Pelo seu trabalho com os pobres e a construção do Hospital Santo Antônio, Irmã Dulce foi indicada ao Nobel da Paz pelo então presidente do Brasil, José Sarney, com o apoio da rainha da Suécia.

As atrizes que interpretam a protagonista conseguem traspor a veracidade das situações enfrentas pela irmã. Bianca Comparato é Dulce na fase jovem e Regina Braga, na fase adulta. 


O filme mostra ainda a relação afetiva de mãe e filho que a Irmã tinha com as crianças que “criava” e, principalmente, João, um menino que a irmã cuidou desde criança e, quando adulto, se perdeu na criminalidade. João (interpretado na fase adulta pelo ator baiano Amaurih Oliveira) acaba sendo um dos conflitos vivenciados pela irmã. A partir das cenas com João, podemos perceber como ela era respeitada e venerada em sua cidade por todas as religiões e classes sociais. 

Uma das cenas mais fortes do filme é quando um senhor muito de idade está no leito aguardando a ultima visita de irmã Dulce. Quando a freira chega, ele nada diz, apenas aperta sua mão e, com um olhar, se despede ali mesmo. A cena final do reconhecimento pelo seu trabalho de caridade, no encontro com o Papa João Paulo II, também merece destaque. 


O filme explicita que Deus capacita algumas pessoas na terra para ser exemplo de ir contra tudo e lutar muitas vezes sem condições, persistir na vida e acreditar nos seres humanos. Ela tinha ao seu lado sua família, que sempre a apoiava muito, e todas as outras irmãs, que acreditaram em sua causa. Mesmo quando estava lutando só, devido a problemas com sua congregação de freira, nunca dizia que estava só: “Deus sempre está comigo”. 

Quantas vidas foram salvas por ela? Irmã Dulce, mesmo com problemas de saúde, teve coragem de fazer algo concreto e certo. Ela fez “o bem sem olhar a quem” e, principalmente, teve a coragem de tentar mudar o mundo com gestos concretos e verdadeiros. Um filme grandioso. Recomendo! 

Avaliação: Excelente 

0 comentários:

Postar um comentário

Olá queridos leitores e leitoras!
Que bom que gostaram do post! Responderemos assim que pudermos.
Continuem comentando a opinião de vocês, porque é isso que faz o Coffee and Movies crescer e sempre melhorar.
Gostaríamos apenas que vocês seguissem algumas regrinhas legais para manter tudo em ordem:
- Não postem comentários anônimos. Esse tipo de comentário não será divulgado e nem respondido. Temos o maior prazer em sempre responder às suas mensagens e é importante então podermos saber quem são vocês. Além de estreitar nossas relações, não é mesmo?
-Tem interesse em divulgar o seu trabalho aqui no nosso espaço? Envie uma mensagem para Contato e especifique que se trata de publicidade e/ou parceria, para assim fazermos uma negociação.
- Saibam que todos os comentários postados aqui são moderados pela autora do blog, e ela não aceitará, em nenhum motivo, comentários machistas, preconceituosos, desrespeitosos ou difamações.

Obrigada por colaborar com o Coffee and Movies!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...